SÃO FRANCISCO – O Facebook revelou, nesta sexta-feira, que houve um problema com dados de acessos ao Instant Article (espaço para publicação de notícias dentro da própria rede social). O problema, explica a rede social, fez com que acessos via iPhone a artigos de algumas empresas não fossem computados.
Segundo fonte do jornal americano ?The Wall Street Journal? (?WSJ?), a falha impactou em menos de 1% o tráfego da maioria das empresas. Contudo, diz esta fonte, a comScore ? empresa de métricas que tem parceria com o Facebook ? estima que para algumas companhias de mídia, os números apresentados eram de 10% a 20% menores. Em um caso, ressalta o diário econômico, o número de usuários únicos de uma empresa foi reduzido em 30%.
Em um post no blog da companhia, o Facebook afirma que a falha afeta ?um pequeno grupo? de empresas de comunicação que publicam textos no Instant Article. Entre as empresas afetadas estão ?Washington Post? e BuzzFeed, conforme o ?WSJ?.
De acordo com a empresa de Mark Zuckerberg, foi identificado que o problema é ?resultado de uma recente atualização do Facebook? que afetou empresas de comunicação que usam a integração com a comScore.
A falha deixou de registrar tráfego de acessos de iPhones entre 20 de setembro e 30 de novembro deste ano. As visualizações feitas de iPads ou de dispositivos com sistema operacional Android não foram afetadas, de acordo com a companhia.
O Facebook alega já ter resolvido a questão e diz estar trabalhar trabalhando com a comScore para gerar números atualizados das estimativas de tráfego no período.
De acordo com o ?Wall Street Journal?, esta é a quarta discrepância em métricas da rede social desde setembro. Em outros relatos deste ano, contudo, os dados em inconformidade diziam respeito à visualização de vídeos.