Cotidiano

Facebook impede empresas de usar seus dados para vigilância

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RIO ? Uma nova política de privacidade adotada pelo Facebook impede empresas de usar informações divulgadas na rede social para fins de vigilância.

A medida, também válida para o Instagram, interrompe o trabalho de desenvolvedores que criam ferramentas usando informações postadas nos sites para rastrear e monitorar usuários. Segundo o diretor de privacidade do Facebook, Rob Sherman, as companhias não podem “usar dados obtidos de nós para fornecer ferramentas que sejam usadas para vigilância”.

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A norma foi criada após o Facebook descobrir que várias empresas usam suas informações publicamente disponíveis de forma “indesejada” para rastrear seus bilhões de usuários.

? Nos últimos meses, executamos medidas contra desenvolvedores que criaram e comercializaram ferramentas destinadas à vigilância, que são uma violação de nossas políticas existentes ? disse Sherman.

Com as mudanças, as empresas não serão mais capazes de fazer ferramentas que rastreiam protestos, reúnam nomes ou realizem outras atividades de monitoramento no Facebook e Instagram. A atualização ocorre depois de discussões com uma série de organizações de dreitos civis manifestarem sua preocupação com a privacidade na rede social.

? Agora, mais do que nunca, queremos ter certeza de que ninguém usará estas plataformas para mirar contra ativistas ? revela Nicole Ozer, diretora de tecnologia e liberdades civis da União Americana pelas Liberdades Civis da Califórnia.

Embora as mudanças sejam bem-vindas, algumas pessoas consideram que mais salvaguardas são necessárias.

? Nós aplaudimos este primeiro passo do Facebook ? disse Malkia Cyril, diretora executiva do Centro para Justiça na Mídia. ? Quando as empresas de tecnologia permitem que suas plataformas e dispositivos sejam usados para conduzir a vigilância em massa de ativistas e outras comunidades visadas, isso leva à discordância democrática. Mas ainda há mais o que fazer para proteger comunidades de espionagem, censura e assédio.

O Facebook tem 3,5 bilhões de usuários no mundo, sendo que 1,9 bilhão acessam o site ao menos uma vez por mês, enquanto 1,2 bilhão fazem login diariamente.