Cotidiano

Facebook: empresas de emergentes venderão sem custo na rede social

SÃO FRANCISO – O Facebook vai permitir que pequenas empresas em mercados emergentes vendam produtos a seus clientes sem custos diretamente através de suas páginas na rede social, afirmou a companhia nesta quarta-feira.

A decisão marca a primeira incursão do Facebook no varejo on-line nos mercados emergentes. A companhia lançou um serviço no ano passado permitindo que alguns comerciantes vendessem produtos por meio de anúncios pagos no aplicativo da rede social.

O serviço anunciado nesta quarta-feira será gratuito e as compras dos produtos poderão ser feitas pelas próprias páginas dos comerciantes no Facebook.

Ao tornar os empresários mais dependentes do Facebook, a companhia espera que mais companhias em mercados emergentes eventualmente decidam se tornar anunciantes pagantes.

— Se uma empresa está vendo valor em sua página, há uma oportunidade maior de ela se tornar anunciante — disse o diretor de marketing de produtos do Facebook Pages, Benji Shomair.

O Facebook, cujo valor da ação atingiu máxima histórica na semana passada após divulgar forte crescimento na receita trimestral com anúncios, tem cerca de 3 milhões de anunciantes ativos. Mas há mais de 60 milhões de empresas no mundo usando o serviço gratuito de criação de páginas na rede social.