NOVA YORK – Um jovem foi ferido neste domingo e pode ter a perna amputada depois de uma explosão no Central Park, em Nova York, do que a polícia americana acredita ter sido fogos de artifício caseiros. Segundo as autoridades locais, o rapaz de 19 anos teria pisado no artefato ao descer de uma pedra no parque enquanto passeava com dois amigos e não há indicações de que o fato tenha sido um ato terrorista.
Mark Torre, comandante do esquadrão de bombas do Departamento de Polícia de Nova York, disse a rede de TV americana CBS que os explosivos teriam sido deixados no parque há pelo menos um dia e que aparentemente ele foi feito em casa. Segundo Torre, seu pessoal costuma encontrar muitos fogos de artifício caseiros nesta época do ano, em que os EUA comemoram sua independência, em 4 de julho.
Depois da explosão, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, publicou mensagem em sua conta na rede social Twitter alertando a população a não manusear fogos de artifício, deixando-os aos profissionais da área.