Cascavel – Medidas de controle por meio da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) garantem ao Estado o status de área livre da doença, com vacinação.
Em Santa Catarina a certificação também foi concedida e desde 2007 o Estado não tem mais a obrigatoriedade de imunizar os rebanhos bovinos como proteção à doença.
Esse é o próximo passo do Paraná e as discussões em torno do programa desenvolvido pela Adapar, que tem esse intuito, foram reforçadas ontem durante o Encontro Regional de Sanidade Agropecuária: responsabilidade de todos, realizado na Fundetec em Cascavel. O evento faz parte das ações do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento) e foi organizado pelo Sebrae/PR de Cascavel.
O representante da Adapar, Inácio Kroetz, coordenou o debate e encaminhamentos sobre as barreiras sanitárias interestaduais e a relação com o programa Paraná Livre de Aftosa Sem Vacinação.
Com a conquista da certificação, o Estado poderá quebrar barreiras para exportação suína e bovina e ocupar mercados mais lucrativos.
Apesar dos avanços para esse objetivo, ainda não há um prazo para que a vacinação seja encerrada e a 2ª edição do ano da campanha ocorrerá em novembro.