Cotidiano

EUA denunciam China na OMC por subsídio a arroz, trigo e milho

2016 938545654-201609131656340066_AFP.jpg_20160913.jpgWASHINGTON – Os Estados Unidos denunciaram a China à Organização Mundial do Comércio (OMC) por subsídios ?desleais? a arroz, trigo e milho, disse, nesta terça-feira, o presidente americano, Barack Obama.

omc 1309

Washington alega que a China destina ? 100 bilhões para apoiar os preços dos grãos, o que vai contra as regras da OMC e excede os limites aos quais o país asiático se comprometeu ao entrar para a Organização em 2001.

? Quando outros países transgridem normas para prejudicar trabalhadores e agricultores americanos, devemos responsabilizá-los ? disse Obama ao anunciar a denúncia.

O país asiático é o maior produtor mundial de trigo e arroz e tem uma significativa influência nos mercados agrícolas mundiais. O arroz, especialmente, tem, ainda, um grande significado cultural e político.

A ação marca a 23ª denúncia feita pela gestão Obama à OMC desde 2009, e é a 14ª contra Pequim. Em um comunicado, o presidente americano afirmou que a administração ?ganhou cada caso que foi julgado? pela OMC.

? Estamos confiantes de que o caso que estamos apresentando hoje (terça-feira) não será diferente: isso deve pôr um fim aos subsídios ilegais da China, remover significativas barreiras às exportações americanas, e nivelar o jogo para fazendeiros americanos e suas famílias que dependem das indústrias de arroz, trigo e milho e as centenas de milhares de empregos que eles ajudam a dar suporte ? destacou o presidente.

Os Estados Unidos sustentam que a China ajuda os agricultores para que produzam a menor custo e ganhem competitividade no mundo. Washington estima que a produção americana de arroz, trigo e milho gera cerca de US$ 200 bilhões anuais a trabalho a, aproximadamente, 200 mil americanos.

A administração de Obama apostou que vincular a China às normas internacionais, como as da OMC, seria mais benéfico para os EUA do que impor sanções ao país. E a Casa Branca ressaltou que quer que Pequim assuma suas responsabilidades.