Cotidiano

Estudante do Rio é aprovado em cinco faculdades nos Estados Unidos

Henrique Faria optou por cursar Economia na Universidade do Sul da Flórida

RIO — Em agosto, quando a maioria dos jovens de 18 anos estiver ansiosa pela Olimpíada e curtindo as férias escolares, Henrique Faria Brito Martini Correa estará longe da badalação e começará uma jornada de quatro anos pela Universidade do Sul da Flórida. Ele foi aprovado na universidade americana e ganhou uma bolsa de US$ 10 mil para cursar Economia.

— Quando eu estava no 1º ano do ensino médio, surgiu a oportunidade e me preparei. Eu já tinha uma base boa de inglês da Inglaterra e fiz um ano de aulas com uma professora dos Estados Unidos. Fiz todos os exames e fui aprovado em cinco universidades — conta.

O processo de seleção, explica Henrique, foi simples. Ele teve suas notas, todas acima de 8, avaliadas, fez um teste de inglês e algumas provas que levaram em conta suas aptidões e seus interesses. O estudante vai morar no campus e prevê um período de amadurecimento, longe da família, fundadora da escola Faria Brito, onde ele sempre estudou. Apesar da responsabilidade, Henrique acredita que vai conseguir equilibrar os estudos com a diversão, já que, inevitavelmente, estará cercado de tentações:

— Se tem uma coisa que eu nunca fui, é nerd. Vou a baladas, jogo bola com meus amigos e me divirto bastante. Isso nunca me atrapalhou nos estudos, e acredito que lá não será diferente.