A energia fotovoltaica é um dos segmentos que mais cresce no Brasil. Recentemente, Cascavel inaugurou uma das fábricas mais avançadas dessa tecnologia. Como forma de esclarecer e dirimir dúvidas de engenheiros, arquitetos e acadêmicos sobre os projetos arquitetônicos recomendados para extrair o máximo de resultado dessa alternativa sustentável de geração de energia, seja em residências, comércio ou indústrias, a AEAC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel), juntamente como o CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná), realizam nos dias 9 e 10 de novembro, das 18h30 às 22h30, na sede da AEAC, o curso Geração de Energia por Painéis Fotovoltaicos – Tudo o que engenheiros e arquitetos precisam saber -, ministrado pelo engenheiro eletricista Yan Vieira Dalmina.
O curso vai ser útil para mostrar o que um projeto arquitetônico e de engenharia precisa ter para receber a instalação dos módulos fotovoltaicos e como instalá-las em obras existentes e futuras. Vai também demonstrar e apresentar modelos de concepção de obras e em especifico de telhados que sejam ideais para a instalação de módulos fotovoltaicos, a fim de propiciar a melhor geração possível e instruir os projetistas a pensarem em soluções adequadas. Dalmina irá instruir sobre o projeto e parâmetros elétricos básicos para dimensionamento, avaliação de geração e futura instalação do sistema.
Os outros temas previstos para apresentação são: como deixar e avaliar o espaço para pequenas usinas em condomínios e futuros loteamentos; tipos de módulos existentes no mercado e suas estruturas de fixação; influência de sombras sobre os módulos e como isso pode afetar na produção de energia e consequentemente refletir o payback do cliente; qual a diferença de inversores e micro inversores e como deixar espaço dentro do empreendimento do cliente para alocar corretamente os equipamentos eletrônicos do sistema; processo de instalação e soluções para diferentes tipos de situações em telhados já existentes; como a orientação do telhado afeta e muda a geração do sistema e como é possível contornar isso com a adoção de outra concepção arquitetônica do telhado e uso de soluções fotovoltaicas disponíveis no mercado; projeto elétrico: como pensar e adaptar o projeto elétrico para receber o sistema fotovoltaico futuramente; parâmetros elétricos básicos para um dimensionamento fotovoltaico; cálculos práticos de geração e sombreamento; análise de geração e apresentação de software gratuito para desenho 3D e dimensionamento de sistema fotovoltaico. O curso terá ainda como convidado o engenheiro civil Pedro Henrique Schneider.
O coordenador de Aprendizado e Inovação da AEAC, arquiteto Glaucio Bauer, comenta que o curso tem um viés voltado à sustentabilidade, de forma a propiciar aos profissionais de engenharia e arquitetura, conhecimentos básicos para aplicação dos painéis fotovoltaicos em obras. “São dois dias de imersão total para preparar os profissionais a desenvolver melhores projetos, mais assertivos e eficientes”.
Fonte: Assessoria de Imprensa da AEAC