LONDRES ? O embaixador britânico na União Europeia (UE) renunciou ao cargo nesta terça-feira, informaram fontes do governo, apenas alguns meses antes de o Reino Unido iniciar suas negociações formais de saída do bloco ? um processo que ficou conhecido como Brexit. As causas para a demissão ainda não foram esclarecidas, mas, segundo a mídia britânica, a relação do embaixador com partidários do Brexit havia deteriorado. Brexit
Fontes do governo confirmaram que Ivan Rogers, um dos diplomatas mais experientes do Reino Unido na UE, disse nesta terça-feira que estava deixando o posto.
Rogers irritou os eurocéticos em dezembro após ser revelado que ele disse aos ministros da UE que levaria dez anos para negociar um acordo de livre comércio com o bloco europeu.
Na ocasião, o governo da premier Theresa May ressalvou que o embaixador havia repercutido a opinião de alguns dos líderes europeus, em vez de falar sobre a sua própria avaliação.
A renúncia de Rogers, relatada primeiramente pelo ?Financial Times?, veio quase um ano antes de sua saída programada para novembro. Ele assumiu o cargo em novembro de 2013.