ROMA ? Os 27 líderes da União Europeia reafirmaram em Roma, neste sábado, o compromisso com o “projeto europeu”, apesar da separação do Reino Unido. Em uma declaração links ue conjunta, eles afirmam: “A Europa é o nosso futuro comum”.
? A união deve ser, mais do que nunca, uma união com os mesmos princípios, uma união com soberania externa, uma união com a unidade política ? exortou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, aos líderes reunidos no imponente Capitólio de Roma.
Um a um, e sob muitos aplausos, os líderes europeus e os líderes das instituições comunitárias do continente rubricaram sua declaração conjunta, na mesma sala em que o Tratado de 25 de março de 1957 foi assinado.
A ausência mais notável da cerimônia foi a da primeira-ministra britânica, Theresa May, que se prepara para anunciar na quarta-feira a decisão do Reino Unido de abandonar os seus 27 países parceiros, levando a um complexo processo de “divórcio” de dois anos.
Sessenta anos atrás, os líderes de Alemanha, França, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo lançaram as bases para uma vida econômica comum, assinando o que ficou conhecido como o Tratado de Roma, a fim de deixar para trás décadas de guerras no continente. Criaram, assim, a União Europeia.
Os momentos que marcaram a fundação da União Europeia
AVISO PAPAL
A comemoração do aniversário da União Europeia é também uma ocasião para refletir sobre a discórdia, as dúvidas e a desconfiança popular acerca do projeto.
Na véspera, o Papa Francisco alertou os líderes europeus recebidos no Vaticano que a UE corre “risco de morrer” se não conseguir defender os ideais de seus fundadores.
? A Europa redescobre a esperança na solidariedade, que é também o antídoto mais eficaz contra o populismo moderno ? pontuou o pontífice, na ocasião.