Cascavel – Foi lançado ontem (31) no Diário Oficial do Município o edital de licitação modelo pregão eletrônico para a compra e a instalação de nove carregadores que farão a recarga das baterias dos novos ônibus elétricos que vão integrar o novo sistema de transporte público de Cascavel. O processo está marcado para o dia 21 de novembro, a partir das 9h, com valor máximo de R$ 8.462.466,17 para os equipamentos, que farão parte do “Eletro Terminal”.
A reportagem do Jornal O Paraná trouxe a informação em primeira ainda em junho deste ano sobre o projeto do novo Eletro Terminal planejado para abastecer a nova frota. O novo terminal que será construído ao lado do atual Terminal Oeste, com a parte estrutural que será construída por meio de licitação da Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas, com previsão de ser lançada ainda neste mês de novembro.
De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, dos nove carregadores, sete deles ficarão no Eletro Terminal, que é onde vai será feita a recarga no período noturno, após o encerramento das operações; os outros dois ficarão dentro dos terminais que são considerados estratégicos para o serviço. “Será instalado também um equipamento, que é para recargas de oportunidade, que será o Terminal Leste e o Terminal Sul”, explicou.
São estes carregadores que vão alimentar o funcionamento dos 15 ônibus elétricos que foram adquiridos em maio pela Transitar, sendo 13 convencionais e 2 articulados, pelo o valor de R$ 42 milhões. O tempo médio de recarga de cada um dos ônibus é de duas horas e meia, com autonomia de aproximadamente 250 quilômetros.
O espaço será um grande estacionamento para 15 ônibus, mas com capacidade de dobrar ou até triplicar a quantidade. Cada espaço terá apenas um poste de carregamento, já que o cabeamento será todo subterrâneo, seguindo o mesmo modelo implantado na Avenida Brasil. Os ônibus serão estacionados de ré, pois o sistema de carregamento é feito na parte traseira do ônibus.
Nova Rura
Outra novidade na região do Terminal Oeste e que faz parte do projeto, é a abertura de uma rua que ficará entre o Eletro Terminal e o terminal de transbordo. A ideia é que os ônibus que atualmente saem do Oeste não tenham que descer mais até a Rua Presidente Juscelino Kubistchek para voltar a Avenida Brasil, mas que saiam de dentro do terminal, passem pela nova rua e acessem a avenida, um percurso mais curto, liberando também o trânsito da região, principalmente na JK que é bastante intenso nos horários de pico.
Novos ônibus
A frota atual do sistema do transporte público conta com cerca de 150 ônibus e os novos veículos vão representar cerca de 10% da quantidade atual, mas a perspectiva do Poder Público é que em 10 anos, consigam que toda a frota seja elétrica. Cada ônibus tem cerca de 12 metros de comprimento e capacidade para 75 passageiros. Além disso, eles contam com ar-condicionado, conexão wifi e tomadas para recarga de celulares.
Segundo Simoni, juntamente com os novos ônibus, a empresa vai mandar um contêiner com peças, caso seja necessário a troca que será coordenada pela empresa que vencerá a licitação para administrar o sistema. A expectativa é que o novo edital do transporte público seja publicado ainda neste mês de novembro.
Usina fotovoltaica
A presidente da Transitar, Simoni Soares, lembrou ainda que a energia utilizada no sistema do Eletro Terminal, será produzida na Usina Fotovoltaica que está sendo construída em anexo ao Aterro Municipal da cidade. No local, estão sendo instaladas diversas placas que farão a captação de energia que será mandada diretamente para a rede da Copel, sendo feita a compensação da energia que será utilizada para abastecer os ônibus elétricos. A previsão é os novos veículos cheguem sejam entregues até o fim deste.
A licitação da usina fotovoltaica foi realizada ainda no mês de setembro e a empresa ISL Importação e Exportação Indústria e Comércio LTDA ganhou pelo valor de R$ 12.794.554,77, com prazo de sete meses para a construção. A usina será construída em cima de uma célula desativada há mais de 12 anos, no aterro sanitário que fica no distrito de Espigão Azul, com previsão de gerar cerca de 2,5 mega whatts, um pouco a mais do que será consumido pelos ônibus que chegará à casa dos 1,5 mega whatts.
Foto: Paulo Eduardo/O Paraná