Cotidiano

?Ele era apenas um negro no lugar errado?, diz mãe de homem morto por policial nos EUA

FALCON HEIGHTS — A mãe de um homem negro morto a tiros por um policial em Falcon Heights, no estado de Minnesota, afirmou nesta quinta-feira que ela havia instruído o filho a sempre “obedecer” caso ele fosse parado pelas forças de segurança. O incidente ocorreu apenas um dia depois da morte de outro homem negro por policiais brancos em Louisiana.

Philando Castile, de 32 anos, foi baleado dentro do carro após ser parado em uma blitz na noite de quarta-feira, no subúrbio de classe média de St. Paul.

Em uma entrevista à CNN, Valerie Castile afirmou que seu filho não merecia “ser baleado desse jeito” e que ele era apenas um “negro no lugar errado”. Ela disse ainda que ele foi vítima de “uma guerra silenciosa contra os negros”.

Os últimos instantes da vida de Castile foram filmados pela namorada, que também estava no carro, em um vídeo transmitido ao vivo no Facebook. A gravação já tem mais de dois milhões de visualizações.

A mãe reclamou que os policiais só permitiram que ela visse o corpo do filho depois da autópsia. Cerca de 200 pessoas se reuniram nesta quinta-feira em frente à residência do governador de Minnesota, em St. Paul, num protesto contra a morte de Castile.