Cotidiano

Documentos mostram as rígidas regras nas cidades controladas pelo Estado Islâmico

ZARQA/SHURA, Iraque ? Depois que forças iraquianas tomaram vilarejos das mãos do Estado Islâmico no Norte do país, não demorou para que novos detalhes sobre as regras cotidianas no califado viessem à tona. Documentos, panfletos e pôsteres obtidos nestas localidades pelos soldados mostram um sistema rígido controlado pelos extremistas. E a violação às normas de comportamento pode levar a duras punições, que variam do chicoteamento público à execução na cidade de Mossul, o coração jihadista no Iraque.

Uma das regras diz respeito à maneira adequada de rezar. Uma imagem mostra um menino sendo lavado. ?Lave seus pés dos dedos até os calcanhares?, diz o panfleto.

Outro documento mostra braceletes de ouro e anéis de diamante com instruções sobre como doar bens pessoais. No vilarejo de Shura, onde sete homens-bomba do EI foram mortos a tiros pelas forças iraquianas, os combatentes jihadistas mantinham registros meticulosos de quem já tinha oferecido seus pertences. E controlavam quais moradores tinham ouro, propriedades ou um carro ? além dos salários de cada um.

Também foram encontradas 32 perguntas e respostas para instruir como os jihadistas deveriam tratar as mulheres em cativeiro. Segundo os documentos, um clérigo do Estado Islâmico tem a autoridade para distribui-las para os combatentes.

?Mulheres não-muçulmandas podem ser usadas como concubinas?, dizia o texto. ?Meninas antes da puberdade podem ser usadas comok concubinas. Você não pode fazer sexo com elas, mas pode aproveitá-las?.

Além disso, as regras diziam que um homem só poderia manter duas irmãs como suas escravas sexuais, mas poderia apenas manter atividades sexuais com uma delas. E também dois homens não poderiam ser dormir com a mesma mulher.

A exploração de mulheres é uma prática disseminada entre os jihadistas. O Estado Islâmico já fez centenas de mulheres yazidi suas escravas sexuais. Segundo as regras do grupo, as mulheres devem praticamente ficar apenas dentro de casa e se cobrir em roupas pretas da cabeça aos pés caso saiam à rua. Já os homens devem usar barbas longas, de acordo com as medidas estabelecidas pelo grupo.

Nas localidades controladas pelo EU, a internet, a música e os celulares também são proibidos. A televisão via satélite é considerada imoral. A justificativa do grupo, nos documentos, era que os programas mostravam histórias de amor, mulheres nuas e linguagem inapropriada.