WASHINGTON – Dois grandes doadores que levantaram dezenas de milhares de dólares para a campanha de Donald Trump pediram o retorno de seu dinheiro, de acordo com e-mails obtidos pela rede NBC. Os apoiadores republicanos se disseram inconformados com os últimos acontecimentos envolvendo Trump, particularmente a revelação de declarações obscenas do candidato republicano sobre mulheres, em 2005.
“Não posso expressar de maneira suficiente meu desapontamento em relação aos últimos fatos envolvendo Trump”, disse um dos doadores em um e-mail. “Me arrependo de ter ido a um evento de apoio a Trump, e em particular de ter permitido a meu filho que fizesse parte dele. Respeitosamente peço que meu dinheiro seja reembolsado.” trump
Um outro doador disse estar chocado com os comentários de Trump sobre beijar, apalpar e tentar fazer sexo com mulheres utilizando-se da condição de ser uma estrela do show business.
“Não posso apoiar um homem sexista. Tenho três filhos jovens. Espero um reembolso da minha doação. Por favor, processem o pedido imediatamente e lhes agradecerei pela ajuda”, afirmou.
Um gestos de fundos responsável por coletar as doações dos dois arrependidos disse aos líderes do comitê arrecadador que ele mesmo está “cansado de levantar dinheiro ao candidato”.
? Desisto. Estou indo embora e desapontado, e perdi meu sono por causa disso ? disse à NBC o arrecadador, sob anonimato, citando outros episódios considerados sexistas do magnata, como ataques à ex-miss Universo Alicia Machado e à apresentadora Megyn Kelly, durante um debate. ? Eu o cumprimentei na semana passada e agora quero lavar minha mão.
Apesar de não ter muitas dificuldades em financiar a própria campanha, por já ser bilionário e contar com uma rede fiel de doadores, Trump tem tido dificuldades em atrair fundos de tradicionais apoiadores republicanos. O gestor de fundos disse que focará seus esforços em eleger candidatos republicanos para a Câmara dos Representantes e o Senado.
De acordo com especialistas na legislação eleitoral americana, não há qualquer artigo que preveja a obrigatoriedade no retorno do dinheiro investido em campanhas.
Desde sexta-feira passado, mais de 50 ocupantes de cargos eletivos anunciaram que se oporiam a Trump, e o presidente da Câmara, Paul Ryan, também afirmou que não pfaria mais campanha pelo magnata ? apenas por candidatos ao Legislativo ?, aprofundando o racha entre ele e a legenda. Trump chamou os líderes republicanos de covardes pela decisão.