Cotidiano

DNA empreendedor de Cascavel garante a 1ª fábrica de prédios do Brasil e a maior da América Latina

Com investimento de R$ 200 milhões, projeto inovador no Brasil permitirá produzir 2,4 mil apartamentos em 180 dias

DNA empreendedor de Cascavel garante a 1ª fábrica de prédios do Brasil e a maior da América Latina

A cidade de Cascavel, mais uma vez, é destaque nacional. Com o DNA empreendedor e com uma população que honra o trabalho, a cidade agora é a casa da primeira fábrica automatizada de prédios do Brasil e a maior da América Latina. Algo inédito e histórico não só para o município, como para todo o País. A inauguração foi realizada nesta sexta-feira (23) e contou com autoridades de todo o Paraná.

Com investimento de R$ 200 milhões da iniciativa privada, o projeto inovador do Ecoparque mudar totalmente o conceito nacional de habitação a partir da construção em escala de apartamentos, modernizando a construção civil. A fábrica está localizada em uma área de 180 mil m² em Cascavel.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, destaca que a fábrica vai mudar a metodologia de construção do Brasil e contribuir para reduzir o déficit habitacional nacional, além de colocar Cascavel num patamar de referência. “Representa uma grande inovação na construção civil, com muitos equipamentos importados, mas que vem com uma construção de conceito com a cabeça de brasileiro, do paranaense. Não é uma fábrica apenas de construir apartamentos, mas bairros planejados e com uma preocupação que a prestação de serviço público possa estar perto dos que possam morar no bairro. E, principalmente, feliz com os empregos que poderão ser gerados aqui. Estamos enquadrando Cascavel, Paraná, nos mesmos quadros construtivos de China, Alemanha e Cingapura”, observa o governador.

O prefeito Leonado Paranhos lembra que essa conquista é graças a Cascavel ser uma cidade que inspira e respeira o empreendedorismo. “Não concordo com a frase de que se o poder público puder não atrapalhar já está bom. Não é assim. O poder público tem que liderar o processo de transformação da cidade, do estado, do país, porque nós somos eleitos com a esperança dos que precisam. O DNA do empreendedorismo, a vontade de fazer está aqui. Sou apaixonado por vida pública, acredito nela, porque sei que podemos mudar a vida das pessoas. Esse projeto é o maior da história de Cascavel, do Paraná e do Brasil. Nossa poulação é exigente ao extremo e é isso que faz Cascavel ser a potência que é”, declara o chefe municipal, ao entregar o Habite-se para a fábrica.

O prefeito lembra ainda que Cascavel vive atualmente o maior programa habitacional do município com a construção de mais de 4 mil casas.

FÁBRICA
Já em operação, seguirá operando até Dezembro de 2024 com apenas 9.5% de sua capacidade, tempo necessário para o treinamento do time e refinamento da qualidade do produto. Até este período, serão entregues três prédios, com o total de 360 apartamentos de 2 quartos cada. Em 2025, a fábrica passará a operar com 50% de sua capacidade, para entregar 1.977 apartamentos. E, a partir de 2026, a pleno funcionamento, entregará 3.953 apartamentos por ano, de 2 quartos e de 3 quartos, com suítes.

ECOPARQUE
Junto com a fábrica, há o projeto Ecoparque Bairros Integrados S.A.  Creches, escolas de ensino infantil, de ensino fundamental I e II, de ensino médio, escola profissionalizante, unidades de saúde e postos policiais, integram cada um dos empreendimentos, onde também estão previstos centros comerciais e todas as atividades de uma pequena cidade para os moradores, proporcionando qualidade de vida, excelência na educação, qualificação profissional e aumento de renda das famílias. “O projeto foi idealizado com vistas à educação, com escolas e creches em tempo integral que permitem o trabalho das mães e o aumento de renda da família”, detalha o idealizador e empresário à frente da Fábrica e do Ecoparque, Francisco Simeão.

A fábrica produzirá apartamentos de alto padrão de 2 e 3 dormitórios, que poderão ser financiados pela Caixa Econômica Federal com o valor final da ordem de 50% de seu valor no mercado. “Esta condição especial dará oportunidade às famílias de menor poder aquisitivo”, acrescenta Simeão. Os apartamentos serão vendidos mobiliados, prontos para morar, com cozinha planejada, fogão, geladeira, forno de micro-ondas, máquina de lavar roupa e armários embutidos nos quartos.

Os prédios serão de 15 andares, distantes 50 metros uns dos outros, ocupando apenas 3% da área total, edificados em terrenos com mais de 50% de áreas verdes. A fase final do empreendimento em Cascavel prevê 4,5 mil apartamentos. Para o transporte da fábrica ao local onde será erguido o Ecoparque, o projeto prevê a utilização de caminhões com pallets.

Fonte: Secom