CARACAS ? O secretário-executivo da coalizão opositora venezuelana Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, anunciou na sexta-feira sua saída do cargo como parte de uma reestruturação para superar divergências que geraram uma crise interna. Jesús Torrealba estava na função desde setembro de 2014. Torrealba
Depois que autoridades judiciais e eleitorais suspenderam em outubro o processo de convocar um referendo sobre o mandato do presidente Nicolás Maduro, cresceram divergências entre os partidos da MUD sobre a participação no processo de diálogo com o governo e a definição de cédulas eleitorais.
Segundo Torrealba, a MUD terá agora uma liderança agora em formato de colegiado rotativo, tendo como coordenador José Luis Cartaya, subsecretário da Assembleia Nacional.
? A nova estrutura visa a fortalecer a coligação de partidos políticos e a aliança entre a liderança política e organizações da sociedade civil ? disse.
Torrealba afirmou que pretende retornar o ativismo social e a comunicação popular, mas que manterá colaboração com a aliança antichavista.