Cotidiano

Disney adia lançamento de 'A Bela e a Fera' na Malásia após censura

RIO ? A Disney adiou o lançamento de “A Bela e a Fera” na Malásia. O filme estrelado por Emma Watson e Dan Stevens foi censurado no país. Oficiais alegaram que o longa só seria exibido por lá caso fosse editado para a retirada de “um momento gay”.

Abdul Halim Abdul Hamid, presidente do conselho de censura no cinema, disse não entender por que o filme teve sua estreia adiada no país, já que “A Bela e a Fera” foi aprovado pelo conselho, “a não ser por uma pequena cena gay”.

De acordo com o conselho, a cena “promove a homossexualidade”, e o filme recebeu a classificação indicativa de 13 anos. “Nós aprovamos, mas há um corte menor envolvendo um momento gay. É apenas uma cena curta, mas é inadequada, já que muitas crianças vão assistir a este filme”, disse Abdul Hamid.

Segundo ele, a Disney não tentou recorrer da decisão. No Brasil, o filme dirigido por Bill Condon ganhou a classificação de 10 anos. A versão com atores em carne e osso do clássico da Disney começou a enfrentar reações depois que o diretor, Bill Condon, revelou que o filme terá uma trama gay. Se muitos elogiaram a ousadia, a ala conservadora também não ficou calada e um cinema americano chegou a anunciar que não vai exibir o longa estrelado por Emma Watson, que estreia no Brasil no dia 16 de março.