Cotidiano

Dificuldades para acessar o Sisu ?estão sendo sanadas?, diz MEC

BRASÍLIA – O Ministério da Educação informou, por meio de nota, que Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebeu 773.341 inscritos e 1.483.554 inscrições até as 13h desta terça-feira. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso. Segundo o MEC, dificuldades de acesso relatadas por alguns candidatos, que prestaram o exame em qualquer uma das aplicações, estão sendo sanadas.

Estudantes que fizeram a segunda aplicação do exame, em dezembro, relataram nas redes sociais dificuldades para acessar o sistema.

?O MEC, juntamente com o INEP, continua trabalhando para identificar qualquer outra inconsistência e resolvê-la com a máxima brevidade, assegurando que não haverá prejuízo a nenhum candidato?, diz o texto. A nota destaca também que comunicações relativas ao Sisu podem ser feitas por meio do número 0800 616161 ou pela ouvidoria do MEC.

O sistema de seleção é acessível aos candidatos que concluíram o ensino médio e prestaram o Enem tendo obtido nota maior que zero na redação. Dos 6.067.152 que fizeram o Enem, 880.962 participantes realizaram o exame apenas para autoavaliação (?treineiros?) e 140.294 receberam nota zero na redação. Esses participantes não estão incluídos na base de dados do Sisu.

O MEC informou que foram identificados cerca de 700 candidatos cujas notas na base de dados do Enem registravam participação na primeira e também na segunda aplicação do exame, sendo que ?essas inconsistências já foram corrigidas?.

Ainda de acordo com a nota, foram registradas até o momento pelo menos 100 mil mudanças de senha na base do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o que impede o acesso ao sistema temporariamente.

As inscrições no Sisu estão abertas até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 27.