Cotidiano

Dia do Meio Ambiente tem mutirões, trilhas e exposições em Niterói

2016 913530917-201606021430149647.jpg_20160602.jpg

NITERÓI – Na semana em que se celebra mundialmente o meio ambiente, o município recebeu a notícia de que, em 2017, estará no centro das discussões sobre sustentabilidade. A cidade foi escolhida para sediar, entre os dias 19 e 21 de janeiro, a 12ª Conferência Internacional sobre Sustentabilidade Ambiental, Cultural, Econômica e Social. O evento acontecerá na UFF, no Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas (NAB), no campus da Praia Vermelha. O encontro reúne participantes de todo o mundo e terá sessões plenárias com alguns dos principais pensadores e inovadores no campo. Os principais temas tratados serão Sustentabilidade Ambiental; Sustentabilidade no contexto Econômico, Social e Cultural; Sustentabilidade Política e Prática e Educação da Sustentabilidade.

Até o dia 16 estão abertas as chamadas para interessados em apresentar os seus trabalhos, workshops, sessões interativas, seminários, exposições e palestras. Para se inscrever é só visitar a página do projeto e realizar a aplicação para que seja avaliada.

Enquanto isso não faltam maneiras de celebrar em Niterói o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado amanhã nos quatro cantos do planeta. Uma série de eventos e atividades chama a atenção dos moradores para o tema. Hoje, por exemplo, quem curte e se preocupa com as praias da cidade pode ir à luta no mutirão de limpeza da Prainha de Piratininga. O encontro está marcado para as 9h numa tenda que será armada na areia, onde sacolas de lixo serão distribuídas para os participantes. O evento é organizado pela Reserva Extrativista Marinha de Itaipu.

Ainda na Região Oceânica, a Duna Grande de Itaipu também vai receber uma ação de limpeza, desta vez capitaneada por alunos de Gestão Ambiental do Senac. A duna, tombada pelo Iphan, é um importante sítio arqueológico, com vestígios de povos indígenas que viveram na região nos últimos cinco mil anos. Apesar da relevância, não é raro encontrar lixo acumulado na parte coberta por vegetação ou espalhado na areia. Na quinta-feira, antecipando a programação, a margem entre a Praia de Camboinhas e a Lagoa de Itaipu recebeu ação de reflorestamento. Foram plantadas cem mudas de pitangueira, araçá, aroeira, acerola e clusia.

planio016.JPG

Saindo das praias oceânicas, quem quiser fazer a sua parte cuidando de uma plantinha poderá ir ao Parque da Cidade. Além de apreciar uma das mais belas vistas de Niterói, os visitantes receberão mudas hoje e amanhã.

EXPOSIÇÕES NO PLAZA

Já em Icaraí, a NitTrans pega carona na data e monta um estande no Campo de São Bento para falar sobre meio ambiente e sobre educação no trânsito. A tenda fica armada hoje e amanhã, a partir das 10h.

No Centro da cidade, o Plaza Shopping também reúne, até amanhã, atividades num espaço dedicado às ações da semana do meio ambiente. A programação, realizada pela Secretaria municipal do Meio Ambiente, inclui distribuição de mudas de pequeno porte, como ervas medicinais e aromáticas, e exibição de curtas-metragens e vídeos de temas relacionados à sustentabilidade e ao meio ambiente. Os participantes poderão conhecer, experimentar e aprender como a reciclagem e a tecnologia contribuem para o bem do planeta. O espaço também receberá três exposições: uma de fotografias; outra de tecnologia fotovoltaica, que pretende demonstrar o uso da energia solar; e outra de móveis feitos com material reciclado, realizada pela Companhia de Limpeza de Niterói (Clin).

Durante a próxima semana o Parque Estadual da Serra da Tiririca e entidades parceiras promoverão passeios guiados para as principais atrações do parque. O ponto de encontro é no acesso à trilha. Qualquer dúvida em relação ao horário ou ao local de encontro pode ser esclarecida pelo telefone 2638-4411. Na segunda-feira, às 9h, o passeio é pelo Córrego dos Colibris, no Bairro Peixoto. Na quarta-feira, às 13h, uma turma do curso de condutores de visitantes do parque puxa o circuito que inclui a trilha do Morro das Andorinhas, a Duna Grande, a Lagoa de Itaipu e o Museu de Arqueologia, todos em Itaipu.