Não é todo dia que na mesa da dona Dorvalina Viana o cardápio é variado. Pelo contrário, na maioria das vezes o prato é arroz, feijão e macarrão. Carne? Quase nunca. Sobremesa? Nem pensar! E é assim, com o pouco que arrecada por meio de doações de cestas básicas que ela cuida dos dois netos, uma menina de sete e um menino de 11.
A filha, que é a mãe das crianças, está presa no presídio em Corbélia. E Dorvalina precisa trabalhar para garantir o sustento de toda a família. Ela é uma das 76 cooperadas da Cootacar (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Materiais Recicláveis de Cascavel), que conta com gestos de solidariedade para realizar os pequenos e tão desejados sonhos das crianças que cuida.
“Quando eles [os netos] me pedem alguma coisa diferente para comer, um chocolate, por exemplo, tenho que dizer não, pois se gastar esse dinheiro, provavelmente não terei como pagar uma conta”, conta a avó.
Presentes? Muito difícil. Embora faça e refaça as contas, Dorvalina lamenta que não vai poder presentear os netos neste Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. “Não tem como. Eu até precisava comprar dois cadernos – um de desenho e outro de matemática -, mas não tenho dinheiro”, conta Dorvalina, que vai a pé todos os dias do Conjunto Riviera até a sede da cooperativa, no Bairro Brasmadeira, porque não dá para gastar com a passagem do transporte coletivo.
Foi percebendo essa situação que um grupo de amigas decidiu, há quatro anos, contribuir com os trabalhadores da Cootacar, que recebem em média R$ 700 por mês, em cada data comemorativa.
A meta agora é o Dia das Crianças. Conforme a voluntária Carla Alves de Lima, o objetivo é arrecadar 85 caixas de leite, achocolatados, brinquedos e roupas para presentear os filhos e os netos dos catadores de recicláveis. “É uma forma de demonstrar amor ao próximo. São pessoas que não têm condições de comprar esses alimentos, muito menos brinquedos. Por isso, queremos ajudá-los mais uma vez e trazer alegria a essas crianças”, explica Carla.
Você também pode ajudar
As doações podem ser levadas até a Cootacar, que fica na Avenida Piquiri, 1.721, Bairro Brasmadeira, em horário comercial, ou então entregues às voluntárias. Neste caso, é necessário agendar um horário pelo telefon/whats (45) 99934-6633 para que elas possam buscar as doações. O prazo para a entrega dos alimentos e dos brinquedos vai até o fim de setembro.
Comemoração
A voluntária Carla Alves de Lima conta que no dia 6 de outubro será promovida uma festa para as crianças com direito a brinquedos infláveis e muita comida gostosa. “Vai ter cachorro-quente, salgadinho, refrigerante, enfim, um café da manhã bem saboroso”, adianta.