O 1º Festin (Festival de Teatro Infantil de Cascavel) já tem programação definida. Dez companhias de diversas cidades do Paraná vão se apresentar em espaços públicos, entre os dias 25 e 30 de abril.
As apresentações serão gratuitas e realizadas nos seguintes locais: Biblioteca Municipal, Lago Municipal, Teatro Municipal, Centro Cultural Gilberto Mayer, Praça Wilson Jofre, Avenida Brasil em frente à Catedral e Parque Tarquínio. Confira a seguir todas as apresentações:
“Maria de uma rima só”, Coletivo Joaquina, de Curitiba – conta a história de Maria, uma menina que está sempre atrasada e nunca consegue pegar o trem. Enquanto aguarda na estação, com sua mala de viagem, ela conta histórias navegando pela cultura popular, lendas e jogos infantis.
Apresentações: dias 25 e 26 de abril às 19h, no Teatro Municipal de Cascavel.
“O pequeno príncipe”, Grupo de Teatro Máscaras, de Cascavel – Um piloto cai com seu avião no deserto e ali encontra uma criança loura e frágil. Ela diz ter vindo de um pequeno planeta distante e ali, na convivência com o piloto perdido, os dois repensam os seus valores e encontram o sentido da vida.
Apresentações: dia 27, às 14h30, no Centro Cultural Gilberto Mayer e dia 28 de abril, às 10h, no Centro Cultural Gilberto Mayer.
“O Padeiro e o Diabo”, Cia de Teatro de Bonecos La Polilla, de Paranaguá – o diabo quer roubar o pão do padeiro, mas a dramaturgia é cheia de ações típicas de bonecos populares, com um só ator manipulando vários bonecos e música ao vivo.
Apresentações: dia 26, às 10h em frente à Catedral, e dia 27, às 16h na Praça Wilson Jofre.
“Números”, Cia Os Palhaços de Rua, de Londrina – Espetáculo de linguagem universal, com poucas palavras, muita música e baseado na comédia física. Os palhaços Batata Doce e Turino interagem muito com o público.
Apresentações: dia 29, às 10h, em frente à Catedral, e dia 30 de abril, às 14h30, no Lago Municipal.
“Pela estrada afora”, Cia de Teatro Eskéte, de Cruzeiro do Oeste – faz referência à história clássica de Chapeuzinho Vermelho, que ganha novas versões e cores. É uma junção de vários desfechos que surpreendem pela originalidade e criatividade.
Apresentações: dias 27 e 28 de abril, às 19h, no Teatro Municipal.
“Urashima e outras histórias”, Colorin Colorado Produções Artísticas, de Curitiba – inspirada pelo livro “Volta ao mundo em 52 histórias”, reúne os mais variados elementos do teatro. É a junção de uma lenda japonesa já interpretada por ela várias vezes com outras histórias ainda inéditas.
Apresentações: dia 27, às 10h, na Biblioteca Municipal, e dia28, às 14h30 na Praça Wilson Jofre.
“Que festa é essa, criatura?”, Palhaça Incrível Teimosa, de Londrina – contratada pela mulher mais rica da cidade, a Senhora D, para animar uma grande festa repleta de mágica, malabarismo, música e muita diversão, mas tudo termina numa grande confusão.
Apresentações: dia 29, às 14h30, em frente à Catedral, e dia 30, às 16h, no Parque Tarquínio.
“Antenor e o boizinho voador”, João Andirá, de Lapa – uma aventura do pequeno Antenor, que parte em busca do sonho de voar com seu amigo boizinho Surubim conquistando espaços e estrelas, enfrentando perigos e encontrando personagens deste mundo fantástico.
Apresentações: dia 29, às 16h, no Lago Municipal, e dia 30, às 11h na Praça Wilson Jofre.
“Bang-bang”, Cia de Teatro Matelândia em cena, de Matelândia – o bandido malvado e sórdido e o herói nobre e puro concorrem pelo amor virginal da mocinha. Inevitavelmente, um duelo à moda antiga se encaminha, onde a intervenção da mocinha será providencial para a vitória do seu amado.
Apresentação: dia 26, às 14h30, no Centro Cultural Gilberto Mayer.
“A maré de Maria” (dança/teatro), bailarina Eunice Oliveira, de Curitiba – Maria é uma menina que gosta do mar e costuma navegar na sua imaginação com seu barquinho de papel. Certo dia, ao brincar na beira da água, algo mágico acontece e Maria pode entrar e nadar como se aquele fosse seu mundo, porém precisa voltar para a terra, mas parte levando a certeza da saudade.
Apresentação: dia 30, às 19h, no Teatro Municipal.