SÃO PAULO? Com artistas principais por volta dos 70 anos de idade e um público com média de 50, o festival Desert Trip, que teve sua inauguração na sexta-feira, ganhou o apelido de Oldchella ? afinal, acontece no mesmo Empire Polo Field, em Indio, California, que sedia anualmente o festival de rock alternativo Coachella. Mas, com uma programação que teve Rolling Stones e Bob Dylan (sexta), Paul McCartney e Neil Young (sábado), Roger Waters e The Who (domingo), ele se configura possivelmente como o maior festival de rock de todos os tempos ? com um time de estrelas que nem Woodstock conseguiu reunir.
Confira fotos do festival Desert Trip
Alguns momentos de fato parecem ter justificado o preço dos ingressos por cada dia, que iam de US$ 199 (em pé, mais distante do palco) a mais de US$ 3.000 (um pacote VIP). No sábado, Neil Young (70 anos) se juntou ao show de Paul McCartney (74 anos) para cantar ?A day in the life? (dos Beatles), emendando em ?Give peace a chance? (de John Lennon), e depois para fazer um solo de guitarra em ?Why don?t we do it in the road?? (outra dos Beatles). Na sexta, foi a vez de os Stones, que em dezembro lançam um álbum só de blues, surpreenderem. ?Vamos fazer um cover de uma canção de um grupo desconhecido de beat?, anunciou o vocalista Mick Jagger (73 anos) antes de embarcar, com o grupo, em ?Come together”, dos Beatles.
Antes dos Stones, na sexta, ao anoitecer, Bob Dylan ? de 75 anos, o maior trovador folk de todos os tempos, influência sobre Beatles e Stones ? abriu o festival ao piano com o clássico ?Rainy day women #12 & 35″ e seguiu com músicas bem conhecidas da plateia, como ?Don?t think twice, It’s all right?, ?Highway 61 Revisited?, ?It’s all over now, Baby Blue? e ?Tangled up in blue?. Os Rolling Stones também não economizaram nos hits, abrindo seu show (para mais de 60 mil pessoas) com ?Start me up?, sem esquecer de ?It’s only rock ‘n’ roll (but I like it)?, ?Honky tonk women?, “You can’t always get what you want? e o inevitável ?(I can’t get no) satisfaction?.
No sábado, McCartney soube, como de costume, dosar o repertório dos Beatles (com ?A hard day’s night?, que abriu o show) e da carreira solo e com os Wings, num extenso show. Já Neil Young revisitou clássicos como ?After the gold rush?, ?Heart of gold? e ?Harvest moon?.