Cascavel – O fluxo de veículos que tem como destino o percurso até o Parque do Show Rural Coopavel, um dos principais gargalos do evento, que reúne um grande número de participantes, terá um grande aliado neste ano. Charlles Hostins Júnior, superintendente regional oeste do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) confirmou à equipe de reportagem do Jornal O Paraná, que as pistas de duplicação da BR-277 que estão em obras, serão liberadas na semana do evento. O trecho de 5,81 quilômetros envolvendo o posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal) até a Ferroeste.
De acordo com Charlles, a empresa está intensificando os trabalhos na posta dupla até o trecho da Ferroeste, que não estará toda terminada, mas que eles entendem que é importante para auxiliar na fluidez do tráfego durante a semana do evento. “Mesmo não estando todo terminado, entendemos a importância dessas pistas que farão a diferença durante o evento”, descreveu.
Além disso, a preocupação do departamento é com o Trevo Cataratas, já que este será o primeiro evento com o novo trevo. “Estamos preocupados porque muitos motoristas que vem de outras cidades não conhecem o trevo e o seu funcionamento, o que pode gerar um certo transtorno”, disse Charlles. Para isso, algumas reuniões de organização do trânsito foram realizadas com a Coopavel e com a PRF.
Ricardo Salgueiro, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização da PRF, salientou que a expectativa é de um público bem maior este ano. já que 2022 ainda estava em alerta da pandemia. Acredita que com o novo trevo, a condição de fluxo será muito maior, mas que mesmo assim, um esquema diferente será montado no trevo, com reforço do policiamento pela manhã, das 7h às 9h, sentido parque e das 16h às 18h, sentido inverso.
Conforme Salgueiro, as intervenções, tanto no trevo como em todo o trecho, serão reforçadas com uma equipe com de 30 policiais, mais de 15 em cada turno de manhã e tarde, além de uma equipe de motociclistas, para que possam organizar o trânsito da melhor forma. Como a empresa confirmou a liberação da duplicação, serão duas pistas indo e duas voltando, sem a necessidade do uso do acostamento como nos outros anos.
Já o retorno será mantido o mesmo do ano passado, que para Salgueiro teve um bom resultado agilizando o trânsito. “Estamos organizando uma escala diferenciada e todo um esquema para auxiliar no quer for possível durante a semana do evento, para que ocorra tudo da melhor forma possível”, reforçou.
Prazo dilatado
Ainda sobre a obra, o superintendente do DER disse que o prazo, que era em março deste ano para toda a obra ser entregue, será dilatado a pedido da empresa e que ainda está sendo negociado, assim como o valor da obra que terá que ser reajustado. “Ainda estamos negociando, mas temos um entrave de um dos lotes que não foi desapropriado e analisando um prazo um pouco maior, já que as obras foram prejudicadas ano passado pelas as chuvas, bastante intensas durante três meses”, falou.
Segundo ele, algumas coisas estão atrasadas, como as alças de intercessão, as alças de acesso e ainda as obras do entroncamento com a PR-180. A duplicação integra um convênio entre o governo do Estado e a Itaipu Binacional no valor de R$ 48 milhões. Por meio dele, também estão sendo feitas a pavimentação de uma marginal fora do trecho que concentra os serviços, um viaduto no acesso para a Ferroeste e outro no novo acesso à PR-180, onde está prevista também uma variante.
O trabalho integrado entre o Poder Executivo e a empresa que administra a Itaipu também envolve outros grandes projetos no município, como a duplicação do Contorno Oeste e a implantação de uma nova via de ligação com a Avenida Brasil, no centro de Cascavel.
Foto: Allan Chou-DER PR