Agentes de endemias de Cascavel realizam até amanhã (6) o terceiro Liraa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral) do ano.
Os trabalhos iniciaram ontem (4) com objetivo de vistoriar 4.739 imóveis nos quarteirões sorteados e distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, em todos os bairros do Município.
A Secretaria Municipal de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de Endemias para a realização da vistoria, lembrando sempre dos cuidados.
No segundo ciclo realizado em março, a cidade registrou 5,3% (alto risco) para infestação geral, e algumas localidades ficaram com índice de 10,2% de infestação, bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%. A cidade que está em epidemia desde o dia 13 de abril tem 11 mortes e 9.607 casos confirmados pela a doença.
Durante a realização do LIRAa é realizada uma técnica de pesquisa larvária sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato.