RIO – A 37 dias do início da Olimpíada do Rio, a cidade começa a se vestir para os
jogos. Esta semana, a prefeitura começou a instalar banners que fazem parte da
decoração olímpica. O material já pode ser observado em vias como a Avenida Rio
de Janeiro, que liga o Aeroporto Tom Jobim à Estrada do Galeão, e a Autoestrada
Lagoa-Barra. Em Botafogo, a fachada do Túnel Novo, que dá acesso a Copacabana,
foi convertida num painel colorido alusivo ao evento.
A decoração que está sendo colocada no Rio é conhecida
entre os organizadores como ?look of the city?. Geralmente, nesses materiais
também são exibidos os anéis olímpicos e a logomarca. O modo de uso, no entanto,
muda a cada cidade. Em 2012, toda a decoração dos Jogos de Londres tinha um tom
arroxeado e, ao fundo, apareciam os anéis com a logomarca. Na versão carioca, as
mascotes Tom (Olimpíada) e Vinícius (Paralimpíada) integram a apresentação
visual.
Em muitas situações, o material vai além da função de decorar a cidade. Nas
próximas semanas, serão instaladas placas de sinalização de trânsito e de
orientação para pedestres. Elas vão indicar o caminho até as instalações
olímpicas em vias públicas localizadas a uma distância de 1.600 metros ou para
cobrir o chamado ?last mile?, no jargão olímpico. Essa sinalização é que vai
indicar, por exemplo, como chegar a uma arena olímpica, uma estação de trem,
metrô ou de BRT, por exemplo. jogos
O mesmo padrão visual será usado na decoração de 24 postos de informações
turísticas da Riotur instalados pela cidade ? seis dos quais vão funcionar
apenas durante o evento. Dos 18 postos fixos de informações, dois novos serão
inaugurados para o evento em Santa Teresa e na Barra da Tijuca. Haverá postos
temporários em Ipanema, na Rodoviária Novo Rio, na Central do Brasil, na Barra,
em Deodoro e no Maracanã.
O secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello,
justificou a decoração afirmando que o Rio busca se diferenciar no visual não
apenas nos Jogos Olímpicos ? como ocorre em outras cidades que recebem a
competição ? mas também em outros megaeventos que promove. Todo ano, observou, a
cidade se decora para o réveillon e o carnaval. E também adotou decoração
especial na Jornada Mundial da Juventude (2013) e na Copa do Mundo (2014).
? A Olimpíada é uma oportunidade única de mostrar nossa cidade para o mundo
inteiro. O retorno de imagem que teremos não tem preço. É até difícil medir
tamanha exposição. E a cidade está se vestindo para os visitantes olímpicos. A
gente estima que a cidade vai receber cerca de 1 milhão de turistas nacionais e
estrangeiros, que deverão injetar R$ 1 bilhão na economia da cidade ? disse o
secretário de Turismo.
Todo o material em exposição na cidade exibe também o slogan escolhido pelo
Comitê Rio 2016 para o evento: ?Um mundo novo? ou ?A new world?, na versão em
inglês. A ideia que os organizadores tentam transmitir é que seria possível
imaginar um mundo melhor através do esporte. Na última edição do evento, em
Londres, o slogan era ?Inspire uma geração? (?Inspire a generation?).
Cidade começa a ganhar cores da OlimpíadaO custo da prefeitura para a implantação do ?look of the city? é de R$ 700
mil. Como nas edições anteriores do evento, a decoração da cidade obedece ao
padrão visual a ser empregado também nas instalações esportivas e na Vila dos
Atletas, cujas instalações, neste caso, são de responsabilidade do Comitê
Organizador. Ela foi inspirada nas cores das logomarcas tridimensionais que
identificam o evento do Rio, selecionadas após um concurso internacional.
? Quando nossa proposta foi aceita pela comissão julgadora, desenvolvemos
todo um padrão visual que passou a servir como elemento de identificação da
Olimpíada. A Diretoria de Marcas da Rio 2016 passou a desenvolver todos os
elementos visuais a partir desse material, inclusive a decoração da cidade ?
explicou o diretor de criação e proprietário da Agência Tátil, Fred Gelli, que
venceu o concurso para a escolha das logos.
Gelli, que atualmente participa da organização da cerimônia de abertura dos
Jogos Paralímpicos junto com o escritor e jornalista Marcello Rubens Paiva e o
artista plástico Vik Muniz, observou que esse mesmo padrão visual serviu de base
para o desenvolvimento de outros elementos olímpicos. As cores da logomarca
foram usadas, por exemplo, no projeto vencedor do design da tocha.
? A sensação de ver tudo isso que foi desenvolvido pela gente agora nas ruas
é muito intensa. Às vezes, até eu sou pego de surpresa com a difusão de imagens
associadas aos Jogos, seja na decoração ou em outros elementos. A primeira vez
que vi a logomarca impressa em moedas, por exemplo, foi quando eu recebi troco
na padaria ? contou Gelli.
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