RIO – O candidato Marcelo Crivella (PRB) sofre ligeira queda, mas mantém a liderança das intenções de voto na corrida pela prefeitura do Rio de Janeiro, com 29% dos votos, de acordo com a pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira.
Em relação ao levantamento anterior, Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL) trocaram de posições e aparecem com 11% e 10%, respectivamente, seguidos por Flávio Bolsonaro (PSC) e Jandira Feghali (PC do B), ambos com 7%. Carlos Roberto Osório (PSDB) atinge 6% das intenções de voto, enquanto Índio da Costa aparece com 5%. Os cinco candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar, segundo o Datafolha.
Cyro Garcia continua com o mesmo 1% das intenções de voto registrado na última pesquisa do instituto. Votos brancos e nulos se mantiveram em 15%. Não souberam responder subiu de 6% para 7%.
O Datafolha elaborou cinco cenários de segundo turno. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Crivella continua como o favorito em todos os cenários de segundo turno pesquisados pelo instituto. Segundo o levantamento, Índio é a candidato que chega mais perto do senador na disputa pela prefeitura: Crivella fica com 49% das intenções de voto, e o adversário, com 30%. O pior desempenho seria de Bolsonaro, que teria apenas 22% das intenções de voto num possível segundo turno contra Crivella, com 51%.
A pesquisa, encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, feita na segunda-feira entrevistou 1.144 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo RJ-08324/2016.