LISBOA ? Nesta quinta-feira, o Papa Francisco aprovou um milagre que abre caminho para a canonização dos irmãos portugueses Francisco Marto e Jacinta Marto, dois dos três Pastorinhos de Fátima. De acordo com Ângela Coelho, postuladora da causa, o caso se refere à cura de uma criança brasileira em 2013.
? Não posso dizer mais nada. O novo regulamento da Causa de Todos os Santos refere explicitamente que o autor da causa e a sua postuladora não podem dar pormenores sobre a cura ? disse Ângela, em entrevista à Agência Lusa. ? Envolve uma criança brasileira.
A postuladora celebrou a aceitação do milagre pela Santa Sé, e destacou que Francisco, morto aos 10 anos de idade, e Jacinta, que morreu aos 9, são os mais jovens santos não-mártires da Igreja.
? Não há nenhum santo mais novo. Francisco morreu com dez anos e Jacinta com nove. Nasceram nesta diocese e sob a espiritualidade da mensagem de Fátima. É uma coincidência providencia ? afirmou a religiosa.
Sobre a terceira das crianças pastoras de Fátima, Lúcia dos Santos, a irmã disse não ter esperança que a beatificação aconteça neste ano, até porque ?são causas distintas?. Lúcia morreu em 2005, aos 98 anos, e ainda aguarda pelo resultado do processo de beatificação. Os irmãos Marto foram beatificados em 2000, pelo então Papa João Paulo II.