Cotidiano

Copel Mercado Livre se torna a maior comercializadora de energia do Brasil

Empresa vendeu 2.547 MW médios em abril, o maior volume dentre as empresas do setor

A Copel Mercado Livre (CML) se tornou a maior comercializadora de energia do Brasil em volume de energia comercializado. A empresa vendeu 2.547 MW médios em abril, o maior volume dentre as empresas do setor.  -  Foto: João Valdery Gomes/Copel
A Copel Mercado Livre (CML) se tornou a maior comercializadora de energia do Brasil em volume de energia comercializado. A empresa vendeu 2.547 MW médios em abril, o maior volume dentre as empresas do setor. - Foto: João Valdery Gomes/Copel

A CML (Copel Mercado Livre) se tornou a maior do Brasil em energia comercializada. A empresa vendeu 2.547 MW médios em abril, o maior volume dentre as empresas do setor. A conquista foi alcançada em apenas cinco anos – a subsidiária da Copel foi criada em abril de 2016. No período, ela multiplicou o número de clientes: eram 23 no final do primeiro ano e agora são 1.764. Somente nos últimos quatro anos, a empresa teve um crescimento médio de 171%.

“Essa conquista coroa o esforço que tivemos nos últimos cinco anos para transformar a Copel Mercado Livre numa grande empresa”, ressalta o diretor-geral da empresa Franklin Miguel. “Nosso principal destaque foi a mudança cultural que implementamos, permitindo criar um novo negócio na Copel, superar o medo do novo, conquistar bons resultados financeiros e encantar nossos clientes”.

Quando foi criada, em 2016, a empresa tinha um enorme desafio pela frente: um mercado competitivo, dominado por empresas privadas, e que seria afetado pela turbulência do setor de comercialização em 2019 e pela pandemia do coronavírus em 2020. Apesar de todas as dificuldades deste cenário, a Copel Mercado Livre trabalhou para reafirmar e fortalecer seu propósito, que é de proporcionar competitividade de forma sustentável a seus clientes, com energia renovável e serviços de excelência.

Com a implementação de um processo de modernização e digitalização de suas atividades, integrando sistemas e processos, a empresa cresceu e conquistou novos clientes. Também contribuiu para cumprir a missão da Copel, de investir no mercado de energia de forma sustentável e rentável, garantindo recursos para aplicar cada vez mais no Paraná.

ESTRATÉGIA  Redirecionando a sua estratégia, a empresa passou a priorizar a venda de energia para consumidores finais e a aquisição de energia de longo prazo diretamente de usinas de fontes renováveis.

Nos últimos anos, a Copel Mercado Livre assinou contrato para venda de energia a importantes instituições públicas: Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, Porto de Paranaguá e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).

Além disso, a empresa está atenta ao marco regulatório do gás. Já dispõe de todas as autorizações para comércio exterior, comercialização e carregamento da molécula. “Alguns de nossos clientes de energia elétrica também são grandes clientes de gás natural.  A convergência desses dois mercados deve ocorrer em breve”, acrescenta Franklin.

RECONHECIMENTO  Os resultados demonstram a eficiência e a competitividade das soluções da empresa e ajudaram a trazer o reconhecimento. Em 2020, a empresa conquistou o 2º lugar no prêmio Maiores e Melhores, setor de energia, da revista Exame. A publicação destacou que a Copel Mercado Livre foi laureada pelo “sucesso nos negócios e pela disputa de mercado com os concorrentes”.

FUTURO  De olho nos próximos cinco anos, a Copel Mercado Livre trabalha para encontrar novas oportunidades de negócios e oferecer soluções cada vez melhores para os clientes. “Sabemos que o negócio de comercialização de amanhã trará novos desafios”, comenta Franklin Miguel. “Entendemos que a abertura completa do mercado de energia elétrica é certa, bem como o número de clientes que estão dispostos a migrar para esse mercado”.