Cotidiano

Conservas ampliam chances de ganhos em propriedades rurais

Para elevar a sua abrangência, mulheres e filhas de produtores também têm cursos específicos

Terra Roxa – Agricultores de toda a região têm a chance de aprimorar conhecimentos e de aumentar a renda em suas propriedades. Eles têm participado de capacitações técnicas organizadas pela Biolabore, a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná. As informações permitem desenvolver projetos alternativos de renda e que melhoram a qualidade de vida das famílias. Para elevar a sua abrangência, mulheres e filhas de produtores também têm cursos específicos.

Dias atrás, pequenos agricultores e feirantes de Terra Roxa receberam informações sobre conservas e doces. Os conteúdos são passados por técnicos por meio de parceria com a Itaipu por meio do programa Cultivando Água Boa. As cerca de 40 pessoas inscritas aprenderam também sobre técnicas de pasteurização e esterilização. A tecnóloga em alimentos, Débora Boico, informa que as conservas são saudáveis e, feitas da forma correta, garantem sabor, qualidade e bom rendimento às famílias.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Larissa Zanchett, explica que o curso também beneficia a merenda escolar de qualidade, já que os pequenos produtores e fornecedores de alimentos às escolas aprenderam sobre boas práticas de fabricação. “A conserva é feita com produtos frescos, de qualidade e sem adição de conservantes ou corantes”.