O funcionamento dos serviços públicos do Município de Cascavel sofrerá alterações neste fim de ano por conta do recesso administrativo. O atendimento ao público dos serviços considerados não essenciais estarão suspensos de 24 de dezembro a 3 de janeiro. O atendimento normal ao público volta dia 4 de janeiro.
De acordo com o Decreto 15.773, na quinta-feira (24), será ponto facultativo nas repartições públicas. No dia 25, sexta-feira, não haverá expediente por conta do feriado de Natal.
Nos dias 28, 29 e 30 de dezembro haverá recesso em todas as secretarias, exceto na Secretaria de Saúde que manterá o atendimento, conforme recomendação da Secretaria de Estado da Saúde, em razão da emergência em saúde pública de importância internacional, decorrente da pandemia do coronavírus (Covid-19).
Outro ponto facultativo será no dia 31 de dezembro, quinta-feira, véspera do feriado de Ano Novo. Cabe salientar que os pontos facultativos não se aplicam aos serviços das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), ao setor de transporte e remoção de pacientes da Secretaria de Saúde, bem como às demais unidades de serviços que forem necessárias permanecerem em atendimento aos demais órgãos administrativos.
Os dias de recessos, pontos facultativos e feriados previstos no decreto também não têm validade sobre os serviços de coleta de lixo e transporte coletivo de passageiros.
Saúde – emergências/urgências
Os serviços de urgência e de emergência (Siate, Samu, UPAs Brasília, Veneza e Tancredo) terão atendimento ininterrupto.
O Call Center 3096-9090 não terá atendimentos nos dias 24 e 25 de dezembro, nem nos dias 31 e 1º de janeiro. Nos demais dias, o atendimento ocorre das 7h às 19h, a exceção de sábados e domingos que não há atividades.
As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e USFs (Unidades de Saúde da Família) estarão fechadas nos dias 24 e 25 de dezembro e nos dias 31 e 1º de janeiro.
Nos demais dias, o atendimento é das 8h às 17h, com exceção das
UBSs do Floresta, Nova Cidade e Santa Cruz que atendem os pacientes sintomáticos respiratórios das 7h às 22h. Aos sábados e domingos todas as unidades não abrem as portas.
Saúde – Assistência Farmacêutica
As três farmácias básicas atenderão de segunda a quarta normalmente, das 7h às 19h. Já nas próximas quintas, sextas e sábados os atendimentos serão nos seguintes horários:
Farmácia Básica I: 13h às 19h
Farmácia Básica II: 7h às 13h
Farmácia Básica III: 13h às 19h
Vigilância em Saúde e demais plantões
Haverá plantão na Vigilância Epidemiológica (Viep) pelo telefone 98431-6339 – 24h. Na Vigilância Sanitária (Visa) pelo telefone 98431-6358 24h e na Vigilância Ambiental (Visam) pelo telefone 98804-7211 das 7h às 19h.
Assistência Social
Na Assistência Social terão atendimentos ininterruptos os serviços da Proteção Social Especial de Alta Complexidade, como Unidade de Acolhimento Institucional para Adolescentes, as Residências Inclusivas, a Casa POP, o Centro POP e o Abrigo de Mulheres.
O Serviço de Abordagem e o Família Acolhedora atenderão em regime de sobreaviso pelos telefones 98431-6376 e 98433-6080, respectivamente.
Os Conselhos Tutelares atenderão em regime de plantão pelos telefones 99972-0662 (Leste), 98431-6353 (Oeste) e 98813-5799 (Sul).
Já os serviços de Proteção Social Básica, entre eles os Cras, Eurecas, Centro da Juventude, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificado) Cadastro Único e Inclusão Produtiva, assim como os de Proteção Social de Média Complexidade, como os Creas, ficarão fechados.
Os Restaurantes Populares do Centro e do Cascavel Velho fecharão suas portas a partir de quinta-feira (24) e só reabrirão no dia 4 de janeiro de 2021.
Transitar
Atendimento ao público: Serviços administrativos de todas as áreas, incluindo Setor de Gestão de Infrações e Jari ficarão fechados do dia 24 de dezembro até o dia 3 de janeiro, retomando as atividades normais no dia 4 de janeiro.
EstaR: O Estacionamento Regulamentado funciona normalmente até o dia 23; no dia 24 funciona das 8 às 14 horas; reabre dias 28, 29 e 30 e depois volta a funcionar dia 4 de janeiro. O usuário tem a opção de quitar avisos de notificações pelo portal vagoonline.com.br ou no APP Vago. Ouvidoria EstaR: 99137-3282.
Atendimento ininterrupto:
Transporte Coletivo Urbano: funciona com tabela especial de Natal até o dia 23 de dezembro, com horários estendidos até a meia-noite; nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro circula com tabela de feriados. Ouvidoria Transporte: 99119-9478.
Trânsito: A Divisão de Gestão de Trânsito segue com as escalas ininterruptas de trabalho durante todo o recesso de fim de ano. O setor conta com uma Ouvidoria de Trânsito pelo número: 99135-5207.
Rodoviária: O Terminal Rodoviário de Cascavel permanece aberto 24 horas.
Aeroporto: O Aeroporto Municipal tem atendimento ininterrupto para pousos e decolagens. Ouvidoria Aeroporto: 99135-2317.