RIO – Especialistas costumam dizer que comida de avião não é tão gostosa, entre outros motivos, porque o nosso paladar a dez mil metros de altura e dentro de uma cabine despressurizada não é o mesmo. Para resolver parte do problema, a Cathay Pacific encomendou uma cerveja desenvolvida especialmente para ficar mais saborosa em pleno voo.
Batizada de Betsy, mesmo nome do primeiro avião da companhia aérea baseada em Hong Kong, a cerveja foi feita com uma combinação de ingredientes de diversas partes do mundo. Da China vieram o mel e a longan (fruta também chamada de olho-de-dragão). Da Grã-Bretanha veio o lúpulo aromático. Essas notas florais e doces ajudam a ressaltar o sabor e a compensar a perda de paladar a bordo.
A Betsy é anunciada pela empresa como sendo a primeira cerveja cerveja artesanal feita especialmente para ser consumida em um voo comercial. Mas não é a primeira bebida desenvolvida para esses fins. Em 2013, a British Airways lançou uma linha de chás “com mais potência” para ser servido a bordo. E, no ano passado, KLM e Heineken desenvolveram um carrinho para servir chope em cabines de avião, usando um processo especial de manejo do CO2.
A cerveja começou a ser servida neste 1º de março, para passageiros da classe executiva e da primeira classe do voo entre Hong Kong e Heathrow, em Londres. O período de testes vai até 30 de abril.