Cotidiano

Comissão vota relatório favorável a julgamento de Dilma

BRASÍLIA — A comissão especial do impeachment no Senado volta a se reunir nesta quinta-feira para votar o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), favorável ao julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff. O parecer deve ser aprovado por ampla maioria. A votação será por meio de painel eletrônico e deverá durar três horas.

Em seu voto, Anastasia afirma que Dilma cometeu um “atentado contra a Constituição”, que há “procedência da acusação” e que o processo deve prosseguir. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, vai se reunir em seguida com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e os líderes partidários.

O ministro comandará a sessão do próximo dia 9, quando o plenário deverá votar o parecer a ser apreciado hoje pela comissão. Só então, ele deverá anunciar oficialmente a data de início do julgamento final de Dilma, provavelmente a partir do dia 25.

Nesta quarta-feira, a comissão se reuniu para discutir o parecer, e novamente houve bate-boca. Os aliados de Dilma criticaram as pressões do presidente interino, Michel Temer, e do PMDB para antecipar a data do início do julgamento final. Lewandowski anunciou no fim de semana que seria dia 29, mas Renan avisou anteontem que preferia dia 25 ou 26.