Curitiba – O volume de vendas dos estabelecimentos comerciais de varejo paranaense na mensuração restrita – que não considera os ramos de veículos, motos e material de construção) – caiu 5,9% em abril de 2016 na comparação com o mesmo mês de 2015, frente ao recuo de 6,7% na média nacional, segundo a PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Os principais responsáveis por esse resultado foram os setores de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-26%), livros, jornais revistas e papelaria (-25,1%), artigos de uso pessoal e doméstico (-16,9%), eletrodomésticos (-12,6%), combustíveis e lubrificantes (-11,5%), tecidos, vestuário e calçados (-5,4%) e móveis (-3,4%).
No acumulado de janeiro a abril de 2016, o comércio varejista paranaense recuou 7,8% ante decréscimo de 6,9% na média nacional. As principais contribuições negativas vieram dos ramos de livros, jornais, revistas e papelaria (-22,9%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-22,8%), artigos de uso pessoal e doméstico (-18,9%), eletrodomésticos (-17,9%), tecidos, vestuário e calçados (-13%) e móveis (-11,8%).
No acumulado em doze meses, terminados em abril de 2016, as vendas recuaram 6% no Paraná e 6,1% no Brasil. As maiores contribuições para resultado foram dos ramos de móveis (-19%), livros, jornais, revistas e papelaria (-17,2%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-14,9%), eletrodomésticos (-12,4%), tecidos, vestuário e calçados (-11,4%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-10%).