Cotidiano

Comandos debatem segurança na fronteira

Eles vão debater ações que possam tomar a região mais segura

Foz – Comandos de forças policiais de Foz e da região de fronteira participam de encontro nesta semana, em Foz do Iguaçu, para debater ações que possam tornar a região mais segura. A prefeita Ivone Barofaldi participou da reunião e ressaltou que a união é a melhor ferramenta para reduzir a criminalidade e aproximar ainda mais as comunidades das cidades vizinhas do Brasil, Argentina e Paraguai.

O evento teve início com a palestra ministrada pelo comandante da 5ª Companhia de Polícia Ambiental de Foz do Iguaçu, capitão Nilson Alves Junior, que salientou sobre a importância da atuação da Polícia Ambiental na prevenção e repressão dos crimes ambientais cometidos dentro do Parque Nacional do Iguaçu.

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada, henente Clayton Lima ressaltou a importância da integração de todas as forças de segurança, dando ênfase à estreita ligação entre a Segurança Pública, o Meio Ambiente e o Turismo na região, propondo assim a criação de uma Câmara Técnica junto ao Gabinete para tratar exclusivamente das questões do meio ambiente, agregando os mais diversos órgãos da região.

Dando continuidade ao evento, o delegado da Polícia Civil, Alexandre Macorin, apresentou um estudo de caso sobre ações e operações realizadas no Jardim Jupira. O delegado ainda apresentou dados positivos obtidos com um extenso trabalho realizado com a união da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Representando o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade, Ivan Baptiston, palestrou sobre a importância da atuação na preservação do Parque Nacional e da união das forças na fiscalização da caça e exploração desta área, falou também o quanto é importante o trabalho em conjunto para que exista a preservação do Parque Nacional e de todas as espécies existente nessa área.

Em seguida, o promotor do Meio Ambiente, Luiz Marcelo Mafra, falou sobre a importância da ação da Polícia Ambiental em Foz do Iguaçu, reforçando a importância das ações conjuntas de combate à criminalidade na região.