Cotidiano

Citroën apresenta novo SUV C4 Aircross

Uma das principais especificidades do C4 Aircross reside nas suas dimensões: 4.270 mm de comprimento (contra 4.150 mm na Europa)

O Salão de Pequim, encerrado no último dia 4, foi um evento-chave para a Citroën, já que a China é o segundo mercado mundial da marca. No 1º trimestre de 2018, a Citroën registrou um crescimento de 41%, notadamente impulsionada pelo sucesso do SUV C5 Aircross, que totaliza mais de 35.000 pedidos desde seu lançamento em setembro passado. Em seu estande, a Dongfeng Citroën dá continuidade à sua ofensiva ao apresentar, em estreia mundial, o SUV compacto C4 Aircross. Versão chinesa do C3 Aircross lançado na Europa em outubro passado, o C4 Aircross será produzido localmente em Wuhan e comercializado no segundo semestre. Posicionado entre os SUVs C3-XR e C5 Aircross, ele representa na China a nova expressão Citroën em termos de design e de conforto que faz o sucesso do C3 Aircross na Europa (quase 70.000 vendas), enquanto se adapta às expectativas da clientela chinesa, com um comprimento 12 cm maior, em benefício do espaço traseiro.

O Salão internacional de Pequim foi um evento-chave para a Citroën, que tem a China como o segundo maior mercado no mundo (depois da França, apenas). No primeiro trimestre, a marca confirmou seu desempenho com 34.000 vendas, um crescimento de 41% em relação ao mesmo período de 2017. Assim, a China passa a representar 57% das vendas da Citroën fora da Europa, contra 46% registrados no mesmo período de 2017.

O retorno à ofensiva na China é impulsionado pelo sucesso do SUV C5 Aircross, que já totaliza mais de 35.000 pedidos desde seu lançamento local em setembro passado. A Dongfeng Citroën pretende capitalizar essa dinâmica comercial, apresentando uma estreia mundial em seu estande, o segundo produto da ofensiva SUV da marca: o C4 Aircross. Este novo SUV compacto é a versão chinesa do C3 Aircross lançado na Europa em outubro passado e que já soma quase 70.000 unidades vendidas. Fabricado localmente em Wuhan, o C4 Aircross será comercializado na China no segundo semestre, onde se posicionará entre os SUV C3-XR e C5 Aircross já comercializados pela Dongfeng Citroën.

O Citroën C4 Aircross retoma as principais qualidades do C3 Aircross: atitude única, design personalizável e abordagem ao conforto global e homogêneo por sua concepção e suas tecnologias, em linha com o programa Citroën Advanced Comfort. Ao mesmo tempo, de acordo com a “Core Model Strategy” do Grupe PSA, o C4 AIRCROSS é objeto de adaptações para atender às necessidades dos clientes chineses.

O C4 Aircross capitaliza assim nos atributos do C3 Aircross e afirma seu caráter através de:

Um comprimento 12 cm superior, em benefício da habitabilidade traseira:

Uma das principais especificidades do C4 Aircross reside nas suas dimensões: 4.270 mm de comprimento (contra 4.150 mm na Europa), beneficiando o balanço traseiro e a distância entre-eixos, que atinge 2.650 mm (contra 2.600 mm na Europa). Resultado: maior habitabilidade traseira, notadamente em termos de espaço para as pernas, com o melhor índice da categoria (178 mm), critério importante de compra neste mercado. Além disso, os passageiros se beneficiam de um teto panorâmico de maiores dimensões.

Versão para a China

A versão alongada específica da carroceria do C4 Aircross exigiu o retrabalho do equilíbrio das linhas e permitiu a integração do Airbump na parte inferior das portas. Uma evolução em termos de estilo que dinamiza a silhueta e reforça seu caráter SUV. Ao mesmo tempo, o C4 Aircross propõe várias combinações de personalização à clientela chinesa, graças à introdução de um teto de duas cores e de Packs Color, integrando notadamente os frisos dos Airbump. O C4 Aircross se destaca também da versão europeia por causa de uma frente ligeiramente diferente, com a placa do carro sendo posicionada em uma posição mais baixa. Atrás, elementos exclusivos conferem-lhe uma aparência esportiva e poderosa.

Maior conectividade

Além de reconduzir as tecnologias de ajuda à direção da versão europeia, o C4 Aircross é o primeiro veículo da joint venture DPCA a contar com o sistema AliOs desenvolvido pela Banma Technologies, uma nova co-empresa entre Alibaba Group, nº 1 do e-comércio na China e SAIC Motor Corporation Limited. Este sistema permite que o motorista disponha de serviços ultrapersonalizados por meio de uma ampla tela tátil de 9 polegadas. Considerado como um “carro da internet”, o Citroën C4 Aircross tem Wi-Fi a bordo e inova com novas funcionalidades para ganhar em conforto e em facilidade na vida cotidiana. Ele oferece a atualização Over The Air do sistema de infoentretenimento, o comando de voz natural, a música e a navegação online, o pagamento online dos estacionamentos e dos postos de abastecimento, a sugestão de lugares a serem visitados ou de restaurantes (de acordo com os hábitos do motorista) ou, ainda, a sincronização de seus encontros na navegação conectada de acordo com a agenda dele.

Assim, com sua dupla C3 Aircross e C4 Aircross, a Citroën propõe uma oferta internacional no segmento B-SUV, ao mesmo tempo distintiva, competitiva e adaptada a cada um dos mercados.

Fotos: Divulgação