Cotidiano

Chuva e frio interferem no andamento do 3º LirAa

A frente fria que derrubou a temperatura e trouxe neblina e chuva também para Cascavel está afetando os trabalhos dos agentes de Endemias que começaram na manhã de ontem as visitas referentes ao 3º ciclo do LirAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti). A previsão era de concluir o levantamento até amanhã, mas agora deve ser prorrogado até o fim de semana, ou, se a chuva persistir, será cancelado. A decisão será tomada hoje.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi, como no início da manhã de ontem não estava chovendo, foi possível enviar os agentes de endemias para as ruas e iniciar os trabalhos. Várias equipes conseguiram fazer coletas em alguns estratos. Outras foram impedidas devido à forte neblina em alguns bairros. Os trabalhos foram interrompidos à tarde.

"Caso amanhã [terça, dia 18], seja possível fazer o mínimo de 20 a 30 coletas, iremos manter o LirAa e ir prorrogando até sábado. Contudo, se não for possível fazer o mínimo, cancelaremos esta semana e faremos na próxima", detalha Beatriz.

O LirAa apresenta de maneira rápida e segura os índices de infestação larvários do mosquito. Neste terceiro ciclo serão inspecionados pelo menos 4.291 imóveis, definidos em sorteio, de acordo com a densidade populacional.

Durante os dias do LirAa, agentes de Endemias realizam técnica de pesquisa larvária, que consiste na coleta de larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio. Isso permite, além de quantificar as amostras, identificar os tipos de criadouros e a prevalência de criadouros em cada estrato.

Essa atividade, segundo Beatriz, é fundamental para atualização do índice de infestação por Aedes aegypti no Município. A partir deles a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias programa ações intersetoriais e ações de tratamento necessárias nas áreas de maior risco. "O setor de Controle de Endemias conta com a colaboração da população para receber os agentes de Endemias e, assim, permitir a realização da atividade", recomenda Beatriz.