Cotidiano

Chega ao STF novo pedido de inquérito contra senador Valdir Raupp

BRASÍLIA ? Chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de abertura de inquérito contra o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) por peculato e falsidade ideológica. O pedido para abrir a investigação foi feito pelo Ministério Público à Justiça Federal de Brasília no dia 1º de março. No entanto, o juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara, declarou que, como se trata de suspeita contra um parlamentar, o foro indicado para as apurações seria o STF.

Não há ainda informações no tribunal sobre a investigação, mas sabe-se que não há ligação com a Operação Lava-Jato. O caso foi sorteado para a relatoria do ministro Gilmar Mendes. Nos próximos dias, o ministro deverá pedir um parecer para a Procuradoria-Geral da República sobre a necessidade ou não de abertura do inquérito, diante dos indícios apresentados. Se a resposta for positiva, o inquérito deverá ser aberto.

Atualmente, Raupp responde a vários processos no STF. Existem contra ele três inquéritos e uma ação penal por fatos ligados à Lava-Jato. Há também contra ele na corte um outro inquérito, sobre irregularidades em Belo Monte.