CARACAS ? A Assembleia Nacional da Venezuela teve uma manhã tumultuada nesta quinta-feira, um dia após centenas de milhares de manifestantes saírem às ruas para protestar contra o governo de Nicolás Maduro. Grupos chavistas bloquearam o acesso à Casa dificultando a entrada de deputados da oposição, que darão continuidade ao debate sobre o julgamento político contra Maduro. Uma parlamentar foi agredida.
De acordo com o jornal ?El Nacional?, a deputada Delsa Solórzano foi agredida por chavistas, mas já está bem e se encontra dentro da Assembleia. O diário disse ainda, citando o deputado Luis Florido, que coletivos armados tentaram impedir que haja quórum na Casa, retendo vários parlamentares da Mesa de Unidade Democrática (MUD) ? coalizão de partidos opositores ? do lado de fora. Além disso, deputados denunciaram o corte de energia.
Em meio a um agravamento da crise política, o Parlamento, dominado pela oposição, aprovou na terça-feira o início de um julgamento político contra o presidente sob acusação de quebra da ordem constitucional.
No entanto, ao contrário do que aconteceu no Brasil, onde Dilma Rousseff acabou sendo destituída, a decisão da Assembleia Nacional pode ser bloqueada pelo Supremo Tribunal de Justiça (TSJ), nas mãos de aliados de Maduro. venezuela