Cascavel – Quem passa pelo antigo Terminal Oeste de Cascavel, em frente ao Paço Municipal, percebe que a obra do Centro de Inovação e Tecnologia passou a ganhar forma. Ontem (10) assinado convênio de cerca de R$ 1,5 milhão para a compra de mobiliário e equipamentos por meio da Secretaria de Estado da Inovação. O espaço é administrado pela a Fundetec (Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel).
O novo polo de fomento à inovação, tecnologia e cidades inteligentes do Paraná chegou a 50% das obras concluídas. De acordo com o presidente da Fundetec, Alcione Gomes, o convênio é importante já que a Agência Regional de Inovação estará sediada na estrutura e, além dela, o Sebrae-PR e a Agência de Fomento que está sendo criada no município, um braço da Fundetec dentro da cidade.
O espaço será destinado a empresas incubadas, que poderão concorrer a um espaço por meio de um edital que ainda será lançado, uma ferramenta para servir empresas inovadores, startups e coworking. As obras foram iniciaram em fevereiro deste ano remodelam totalmente o espaço do antigo terminal que estava ocioso desde a construção do novo terminal.
O investimento é de um pouco mais de R$ 5,6 milhões e tem ainda outros parceiros como a Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), Unioeste, Univel, FAG e Coopavel. A estrutura atende uma demanda de mercado, que busca cada vez mais profissionais preparados para atuar na área.
A própria obra segue os preceitos de inovação, apostando em sustentabilidade com captação da chuva e uso de energia solar. A nova estrutura será toda edificada em aço, ferro e madeira. O Centro terá containers, paisagismo e acessibilidade em uma área de mais de 2,3 mil m². A previsão é que a obra seja inaugurada no dia 14 de novembro, aniversário da cidade de Cascavel.
“Indispensável”
Na assinatura do convênio, ontem, na Acic, o prefeito Leonaldo Paranhos destacou que a inovação é indispensável à gestão pública para melhorar a vida das pessoas, lembrando que tudo muda e se transforma, a uma velocidade muito grande, e que o poder público precisa acompanhar essa evolução. “A Prefeitura está melhorando os serviços, dando dinamismo, facilitando. Nós estamos já na iminência de colocar a inteligência na saúde. Então, tudo isso faz com que o cidadão cascavelense possa ser privilegiado. Hoje assinamos o convênio com o Governo do Estado para os equipamentos de um grande investimento que estamos fazendo, que é a Estação da Inovação. Tudo isso para disponibilizar para a população de Cascavel; precisamos melhorar a renda das pessoas, profissionalizar, e a inteligência artificial chegou, definitivamente, para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
O presidente da Fundetec, Alcione Gomes, disse que a Estação de Inovação será uma ferramenta de transformação social. Segundo ele, é um trabalho de base com a lógica de programação que irá ensinar raciocínio lógico, algo fundamental em qualquer área de atividade. “Nesse ambiente, queremos trazer um grande número de capacitações, formações, também um espaço de prototipação, coworking, incubação de empresas e também falar de inovação pública, de gestão pública”, afirmou.
O vice-prefeito Renato Silva lembra que a tecnologia avança rapidamente e que a gestão pública tem que estar vigilante e atenta a essa questão. “Nada melhor do que consolidar, fazer essa parceria entre o Município e Estado e a gente sair na frente, para dar condições para que nossos jovens se preparem cada vez mais para ir ao mercado de trabalho, que é tão competitivo”, avalia.
Foto: Secom