Cascavel – Nesta segunda-feira, dia 1º de agosto, inicia a nova coleta de dados de todos os brasileiros pelo Censo 2022. Em Cascavel, os trabalhos iniciam em diversos bairros com 170 recenseadores que farão a pesquisa. Os trabalhadores contratados pelo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estarão identificados com colete azul com o nome do instituto, crachás e smartphones com uma capa azul.
De acordo com Lucas Cortez Gresele, coordenador do Censo em Cascavel, a previsão é que os trabalhos sigam até o fim de outubro e é importante que os moradores recebam os recenseadores e respondam a pesquisa que é rápida, levando cerca de 5 minutos para ser concluída. Apenas 10% dos moradores é que serão selecionados para uma pesquisa um pouco mais extensa e que vai levar cerca de 20 minutos, uma amostragem que faz parte do Censo. As respostas serão preenchidas no smarthphone do recenseador e já irá para a base de dados do IBGE.
SEIS TERRITÓRIOS
Para o trabalho do Censo 2022, Cascavel foi dividida em seis territórios, cada um com coordenador e grupo específico que terá que ir de casa em casa até preencher todos formulários. Quando nenhum morador estiver em casa, será deixado uma folha com o nome e o telefone do recenseador para agendar um horário para responder a pesquisa.
“Ela [a pesquisa] pode ser respondida ainda por telefone e internet, mas nesse caso, é o recenseador que terá que gerar um pedido para o morador”, explicou Lucas.
Faltam trabalhadores
A quantidade de recenseadores disponíveis para Cascavel não é a ideal, já que foram abertas 288 vagas na cidade, calculadas de acordo com a população e ainda há 118 vagas em aberto, ou seja, apenas 170 iniciam o trabalho na segunda-feira. Segundo Lucas, estão sendo selecionados alguns recenseadores de um processo seletivo que já havia sido feito e foi aberto um novo processo com 62 vagas com inscrições que podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 3 de agosto. Com isso, a coordenação do Censo, em Cascavel, espera preencher todas as vagas.
A exigência é a escolaridade mínima de ensino fundamental completo e o salário é por produção. Para se ter uma ideia, com uma média de 40 horas semanais, o salário pode chegar até R$ 2,9 mil. Além disso, a pessoa pode fazer o seu horário, ou seja, se já tiver um trabalho pode complementar sendo recenseador, só precisa cumprir um mínimo de 25 horas semanais.
As inscrições podem ser feitas em quatro locais diferentes: na sede do IAT, Rua Afonso Pena, 1766, na Associação da Sanepar, Rua Maringá, s/n, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid, e no 2º piso da Biblioteca da Unioeste, Rua Universitária, 1619.
Foto: ABR
0800: Censo terá central de atendimento
O Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar da maior pesquisa do país, que começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O CAC (Centro de Apoio ao Censo), disponível via 0800 721 8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone, assim como no Censo de 2010.
De acordo com informações do IBGE nacional, após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online.
Outra novidade do Censo 2022 será a possibilidade de preenchimento por telefone, processo pelo qual o CAC também é responsável. Após a visita para o cadastramento do endereço e de pelo menos um contato com o morador, ele poderá escolher responder por telefone, momento no qual precisará conceder autorização ao agente para que este preencha o questionário junto ao entrevistado.
O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo. Haverá três turnos de trabalho, com 60 profissionais cada. Como ocorre em todas as pesquisas do IBGE, as informações prestadas ao CAC são confidenciais e o sigilo é garantido.