RIO ? O trio de arquitetos catalães Rafael Aranda, Carme Pigem e Ramon Vilalta, da RCR Arquitects, foi eleito o vencedor do Prêmio Pritzker de arquitetura de 2017. O anúncio foi feito nesta quarta-feira por Tom Pritzker, presidente da Hyatt Foundation.
Segundo ele, “o júri selecionou três arquitetos que vêm trabalhando juntos há quase três décadas. Aranda, Pigem e Vilanta têm um impacto que vai muito além de sua área de atuação. O trabalho deles passa desde espaços públicos e privados a centros culturais e instituições de ensino, e a habilidade deles de relacionar intensamente o meio ambiente especificamente para cada trabalho é uma prova de seu processo e profunda integridade”.
Aranda, Pigem e Vilalta, originais de Olot, na região espanhola da Catalunha, trabalham juntos desde que fundaram a RCR Arquitectes, em sua cidade natal, em 1988.
Ainda segundo o comunicado do Pritzker, “seu trabalho demonstra um comprometimento inflexível com o lugar e sua narrativa, para criar espaços que dialogam com seus respectivos contextos. Harmonizando materialidade com transparência, Aranda, Pigem e Vilalta buscam conexões entre o exterior e o interior, resultando em uma arquitetura emocional e experencial.
Entre os trabalhos notáveis do trio estão o La Cuisine Art Center e o Soulages Museum, ambos na França, além do La Lira Theater Public Open Space, na espanha.
No ano passado, o prêmio Pritzker foi entregue ao arquiteto chileno Alejandro Aravena.