Cotidiano

Cascavel orienta população sobre moradores de rua

Cascavel orienta população sobre moradores de rua

A equipe de Abordagem Social da Seaso (Secretaria Municipal de Assistência Social) de Cascavel trabalha diretamente no atendimento à população em situação de rua, especialmente ontem (29), realizou uma ação de conscientização e orientação. A ação faz parte da campanha “A melhor doação é ajudar quem está nas ruas a sair delas” e foi realizada na Praça da Bíblia, região que concentra uma grande quantidade de “moradores de ruas”.

Mary Weber, gerente da Seaso, disse que o foco da ação é orientar a população sobre como proceder ao ser abordado por alguma pessoa em situação de rua pedindo dinheiro. “A orientação é para que evitem doar dinheiro, porque entendemos que essa doação acaba incentivando a pessoa a ficar na rua. Cascavel hoje tem uma organização, uma estrutura para atender essas pessoas e a orientamos que eles sempre entrem em contato com o serviço para fazer o atendimento adequado”, disse.
O Município de Cascavel tem uma rede estruturada de serviços na área com condições de prestar acolhimento as pessoas em situação de rua. A orientação é que seja acionado o Serviço de Abordagem Social pelo telefone (45) 98431-6376. As equipes estão 24 horas de plantão para prestar o atendimento de forma digna e humanizada.
Quando a equipe é acionada, vai até o local e encaminha a pessoa em situação de rua para locais como o Centro Pop, Albergue Noturno e Casa Pop. Nos espaços, eles têm acesso a alimentação de qualidade, banho e um local confortável e seguro para dormir. Além disso, são nesses acolhimentos que a equipe também viabiliza meios e oportunidades dessas pessoas saírem das ruas de forma permanente e terem a chance de um futuro melhor. Daí a importância do auxílio da comunidade em informar essas situações. É uma ajuda que pode mudar vidas.
Outro impasse enfrentado pela equipe é a recusa das pessoas em situação de rua em aceitarem o atendimento. Isso porque nos locais de acolhimento são proibidos uso de drogas e bebida alcoólica, o que acaba fazendo com que uma significante parcela recuse o serviço.

Rede de acolhimento
Toda pessoa em situação de rua é primeiramente atendida pelo Centro Pop, ao qual está vinculado a oferta do serviço de Abordagem Social. Esse serviço é destinado justamente a identificar, atender, acompanhar e monitorar as pessoas que estão em situação de rua, sejam elas adultas ou crianças/adolescentes, e assim fazer os encaminhamentos adequados ao realizar a abordagem no local.
Somado a isso, o Município conta com a rede de serviços dos Cras (Centros de Referências de Assistência Social), com nove unidades em Cascavel, distribuídas em várias regiões da cidade. Tem ainda atendimento através de quatro Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), além de outros serviços. O programa Vida Nova já atua na recuperação de dependentes químicos, com a oferta de reabilitação, tanto de forma voluntária, como involuntária.

Foto: Secom