CARACAS – Numa oposição fragmentada entre partidos de diferentes lados do espectro político, a coalizão Mesa de Unidade Democrática (MUD) terá em suas primárias dois nomes de grande peso: após o partido Vontade Popular lançar o líder opositor Leopoldo López, preso desde 2014 e condenado por suposta incitação à violência em protestos, o Primeiro Justiça voltará a ter Henrique Capriles, governador de Miranda. leopoldo
O anúncio da pré-candidatura do ex-candidato derrotado por Hugo Chávez e Nicolás Maduro veio nesta segunda-feira.
? Nós aqui já temos um candidato, que é Henrique Capriles ? disse Julio Borges, presidente da Asembleia Nacional e coordenador nacional da MUD, mas também membro do partido.
A MUD resolveu organizar primárias em todo o país para garantir maior união contra o chavismo nas disputas pelos governos municipais, estaduais e federal. Ainda não há data definida para os pleitos prévios.
As eleições presidenciais na Venezuela estão previstas para ocorrer em dezembro do ano que vem. As eleições para governador, que estavam previstas para dezembro de 2016, vão acontecer este ano, junto com o pleito municipal. Porém, o poder eleitoral, quem a MUD acusa de servir ao chavismo, ainda não fixou datas para as votações.
A oposição e a OEA exigem que o governo adiante a corrida presidencial, como uma forma de superar a grave crise política e econômica no país. Entretanto, Maduro descarta esta opção.
? Estamos convencidos de que na luta para conseguir eleições adiantadas, está a liberdade de Leopoldo López e todos os presos políticos ? declarou o deputado Freddy Guevara, coordenador do Vontade Popular.