Cotidiano

Candidatos do Rio exploram ?espírito olímpico? em campanha na TV

RIO – O horário político eleitoral da tarde desta segunda-feira trouxe candidatos que exaltaram o ?espírito olímpico? para dizer que as melhorias na cidade agora devem extrapolar as mudanças trazidas pelas obras e entrar no campo da educação e segurança.

O candidato Pedro Paulo (PMDB), apoiado pelo atual prefeito Eduardo Paes, trouxe referências às mudanças implantadas na capital fluminense, nas quais atuou como secretário executivo da Coordenação de Governo de Paes desde 2015.

Seu vídeo trazia imagens do novo sistema de transporte de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o BRT (Transporte Rápido por Ônibus, na sigla em inglês). Com três minutos e 28 segundos de programa, Pedro Paulo exibiu um vídeo conversa com pais de alunos da Escola do Amanhã, no Complexo da Maré, zona Norte do Rio, para prometer outras 300 unidades durante o seu mandato, se for eleito. ?São escolas de ensino integral, três refeições por dia, salas com ar condicionado, quadras de esporte e muito investimento?, diz o candidato.

Com um minuto e 28 segundos de programação eleitoral, Jandira Feghali (PC do B) reservou a abertura do seu tempo para exibir o áudio de seu voto na Câmara dos Deputados, em abril deste ano, quando votou contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O programa de Jandira segue com imagens de um discurso de Lula, em que convoca os ?companheiros e companheiras? da cidade a votar na candidata do PCdoB. E finaliza com a promessa de Jandira de ampliar o Passe Livre social no sistema de transporte público da cidade. ?Se você é estudante dos três níveis do ensino público, beneficiário do Bolsa Família, trabalhador informal ou desempregado, o Passe Livre será um direito seu?, diz. Ela também convida os eleitores a conhecer seu plano de campanha na redes sociais.

O candidato Carlos Osório (PSDB) abre seu 1m15s de campanha na televisão com uma definição do que considera ser a função de um servidor público e se define como um candidato de natureza não-política. ?Desde cedinho (outros candidatos) entraram na política e vivem ?de? e ?para? a política. Eu não vivo nem ?de? nem ?para? (a política)?, diz Osório.

Marcelo Freixo (PSOL) tem apenas 11 segundos de programa, os quais usa para convocar para uma conversa ao vivo com os eleitores no site de campanha. ?A mudança que você quer na cidade não vai aparecer na TV. Entre agora no nosso site, eu estou ao vivo para conversar com você. Vote 50?, finaliza Freixo.

Flávio Bolsonaro (PSC) é mais um candidato que exalta o legado olímpico, mas reforça que os desafios da cidade seguem depois do fim da Olimpíada do Rio. ?Passados os Jogos Olímpicos temos desafios enormes e é preciso força para enfrentar o sistema e mudar?, diz Bolsonaro. E deixa o convite para que os eleitores o sigam nas redes sociais.

Marcelo Crivella (PRB), candidato que lidera as pesquisas mais recentes do Instituto Datafolha, não fala ao telespectador em nenhum momento de seu 1m10s de vídeo. O horário do candidato é preenchido por um narrador que diz que o carioca ?está com saudade das Olimpíadas mas sabe que é hora de cuidar das pessoas?. O vídeo apresenta um breve histórico fotográfico do candidato e um gráfico com o resultado da última pesquisa eleitoral, com Crivella 17 pontos à frente do segundo colocado (Crivella com 28, seguido de Freixo, com 11 pontos).

Indio da Costa (PSD) fala de seus 25 anos de experiência como gestor público para dizer que está preparado para ser prefeito da cidade. ?Fui três vezes vereador, secretário municipal e estadual, candidato a vice-presidente do Brasil e estou no segundo mandato de deputado federal?, diz Costa. Em seu 1m25s, o candidato ainda lembra sua participação na aprovação da Lei da Ficha Limpa e convida o eleitorado a segui-lo no Facebook.

FALAS-RELÂMPAGO

Alessandro Molon (Rede), tem 17 segundos para conquistar o eleitorado, e usa o tempo para prometer investimentos na segurança da cidade. ?A nossa prefeitura vai chamar para si a responsabilidade na área de segurança. O caminho é a educação integral, iluminação das ruas e um novo papel para a guarda municipal?, diz.

Outro candidato que tem um tempo diminuto de campanha na TV é Cyro Garcia (PSTU). Seus cinco segundos de vídeo são suficientes apenas para dizer ?Fora Temer, fora todos eles. Contra burguês vote 16?, diz, exibindo um banner com os rostos de Michel Temer, Dilma Rousseff, Eduardo Cunha, Aécio Neves e Jair Messias Bolsonaro.

A candidata Carmen Migueles (Partido Novo) que nos seus cinco segundos de programa consegue dizer apenas uma frase: ?Horário eleitoral é muito velho, vem pro novo?, e finaliza com um rápido banner que exibe o endereço do site de campanha.