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Nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco (PY), atingiu 82% de execução em abril

A obra da nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, entre Foz do Iguaçu, na região Oeste, e Presidente Franco, atingiu o índice de 82% de conclusão agora em abril, um investimento de R$ 194 milhõe - Curitiba, 25/04/2022
A obra da nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai, entre Foz do Iguaçu, na região Oeste, e Presidente Franco, atingiu o índice de 82% de conclusão agora em abril, um investimento de R$ 194 milhõe - Curitiba, 25/04/2022

 

 

A obra da nova Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco (PY), atingiu 82% de execução em abril – o investimento até o momento é de R$ 194 milhões.

A nova ligação entre os países é resultado da parceria entre Governo do Paraná, governo federal e a Itaipu Binacional, responsável pelos recursos empregados. O DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná) executa a obra, em ambas as margens.

No lado brasileiro foram posicionadas e concretadas as lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 6.12 no vão central da ponte, bem como lançada a aduela metálica 6.13 e tensionado o 12º par de estais. E no canteiro estão sendo pré-montadas as aduelas 6.14 a 6.18.

No lado paraguaio foram concretadas as lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica 5.10, tensionado o 10º par de estais, e lançada a aduela metálica 5.11.

No canteiro continuam em pré-montagem as aduelas 5.12 a 5.15. As aduelas são estruturas que compõem parte do tabuleiro da ponte (pista de rolamento), onde são concretadas lajes pré-moldadas.

A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais.

 

Foto: DER-PR