Cotidiano

Caciopar questiona Estado sobre critérios à distribuição de policiais

Caciopar questiona Estado sobre critérios à distribuição de policiais

A Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste) acaba de enviar ofício à Secretaria da Segurança Pública do Paraná pedindo informações sobre os critérios empregados na distribuição dos novos policiais militares formados no Estado.

Durante inúmeras vezes, diretores da Caciopar e líderes empresariais do Oeste, em conversa com interlocutores do Governo, pediram o envio de policiais à região para conter a onda de violência, que costuma ser mais intensa nessa parte do território estadual devido à sua particular condição geográfica.

O Oeste faz divisa com o Paraguai e Argentina, e também com o Mato Grosso do Sul, e os índices de criminalidade, principalmente ligados ao contrabando e ao descaminho, são elevados. Com 319 policiais, o Oeste ficou com a menor fatia dos novos policiais entre as cinco regiões do Estado. Acompanhe a seguir a íntegra do documento enviado à Secretaria de Estado da Segurança Pública:

O anúncio de distribuição de novos policiais militares às regiões do Paraná é uma grande notícia. A informação traz alento à população que observa as leis e espera poder trabalhar, produzir e cuidar dos seus com segurança e tranquilidade.

A Caciopar, coordenadoria empresarial que representa 46 associações comerciais do Oeste, gostaria de ter uma dúvida sanada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública: qual foi o critério observado para definir o número de policiais que contemplará cada uma das regiões do Paraná.

Com mais de 1,4 milhão de habitantes e mais de 50 municípios em sua área de abrangência, o Oeste faz divisa com dois países (Paraguai e Argentina) e também com o Mato Grosso do Sul, o que faz da região rota para os mais diferentes tipos de contrabando e práticas criminosas.

Diante dessa realidade, a expectativa era que a região fosse contemplada com um número maior de policiais. No entanto, pelos dados apresentados pelo Governo do Estado, o Oeste ficou com a menor quantidade entre as cinco regiões paranaenses. Certos de Vosso Retorno à solicitação aqui apresentada, agradecemos.

 

Via: Assessoria Ciscopar – Foto: Divulgação