Cotidiano

Bush investe na carreira de pintor e exibe retratos de veteranos de guerra

George W Bush-GJU34UTCJ.1.jpg

CHICAGO – Desde que deixou a Casa Branca, em 2009, George W. Bush desenvolveu o hobby de ser pintor. Mas agora ele se profissionalizou: o ex-presidente americano lançou um livro de retratos seus e e agora exibirá quadros a óleo com tributos e veteranos de guerra que ele conheceu pessoalmente.

Bush

Em exibição na biblioteca presidencial de Bush (no Texas) até próximo outubro, a coleção de um mural e 66 retratos feitos por ele homenageia os cerca de cem oficiais feridos ou com estresse pós-traumático que conheceu após deixar a Casa Branca. Todos serviram nas guerras lançadas por ele em Iraque e Afeganistão.

Na terça-feira, Bush lançou “Portraits in Courage: A Commander in Chief’s Tribute to America’s Warriors” (“Retratos de coragem: um tributo do comandante-em-chefe aos guerreiros dos EUA”), que tem ilustrações reduzidas dos retratos e as histórias dos retratados. De acordo com o ex-presidente, as pinturas e o livro servem para valorizar a transição destes militares à vida civil.

? São histórias de coragem, ferimentos, recuperação, disposição para ajudar os outros ? revelou Bush. ? E quis destacar as feridas invisíveis. É minha maior preocupação.

O livro já chegou ao topo da lista dos mais vendidos da Amazon, e terá seus lucros distribuídos para o trabalho de seu centro presidencial no apoio aos veteranos de guerra.

Aos 70 anos, Bush fez piada com o fato de que o popular ex-premier britânico Winston Churchill tinha a pintura como hobby. Ele contou ainda que se inspira no impressionismo.

? Mas que diabos. Se esse cara pode pintar, eu também posso ? brincou ele na quarta-feira. ? A pintura mudou minha vida para melhor.

Bush foi bastante elogiado pelos traços, poucos anos após ser criticado quando divulgou retratos abstratos de líderes mundiais como Tony Blair, Vladimir Putin, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy. Muitos destacaram que ele agora parece ter se profissionalizado.