Cotidiano

Blairo convoca reunião com superintendentes para apurar irregularidades

BRASÍLIA – Para tentar evitar mais danos ao setor de carnes, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, convocou uma reunião com os 27 superintendentes para a próxima segunda-feira. Ele quer apurar se há alguns indício de irregularidades ou pressão política em cada uma das representações. A conversa deve ser focada nos próximos passos da Operação Carne Fraca.

? Ou fale agora ou cale-se para sempre ? frisou o ministro.

? Se não trouxer agora os seus problemas, a operação vai pegar lá na frente.

Um dia após visitar um frigorífico, ele esteve novamente em campo para tentar reverter o estrago da ação da Polícia Federal com o consumidor. O ministro foi a um supermercado de Brasília, acompanhou fiscais e conversou com compradores. Tentou tranquilizar em relação à qualidade sanitária do produto.

? Não há qualquer tipo de preocupação ? afirmou.

Blairo disse que conversou com o ministro chileno de agricultura e que fecharam um acordo político para que ele restrinja a compra de carnes aos 21 frigoríficos investigados pela a Polícia Federal. Segundo ele, o Chile deve divulgar um documento oficial nas próximas horas.

Ele admitiu que há dois focos principais de preocupação: China e Hong Kong. Afirmou ainda que os países árabes também são bastante importante para o setor de carnes brasileiro. E que pretende visitar alguns desses países quando a situação ficar mais calma.

O ministro está no Senado para uma sessão conjunta da Comissão de Assuntos Econômicos com a da Agricultura.