Cotidiano

Big Data: ?É uma luta de Davi contra Golias?, diz psicóloga econômica

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SÃO PAULO – A professora e consultora de psicologia econômica, Vera Rita de Mello Ferreira, fala sobre como evitar o impulso do consumo diante da eficácia da oferta das empresas em tempos de uso de big data.

Como se manter imune às ofertas direcionadas a você depois de uma busca na internet?

Isso é Davi contra Golias. As empresas são muito poderosas, investem muito dinheiro nisso tudo. É difícil se manter imune. Temos que ter consciência de que do lado do marketing eles vão fazer de tudo para as pessoas consumires. E, do nosso lado, há uma inquietação que busca sempre um alívio, que quer reduzir a tensão interna, e a compra é a coisa mais fácil para fazer isso.

De que forma o consumidor pode resistir ao impulso de comprar?

Não há uma fórmula única. As pessoas têm de desenvolver seus próprios antídotos ao impulso. Quando a pessoa está com a cabeça mais fria, ela mesma evita esse impulso. Mas, se está com vontade de comprar, é complicado. Recomendo pensar em ir para um lugar bem longe, como se para comprar você tivesse de ir até esse lugar. Isso há dá preguiça.

Essa seria uma forma de dificultar o caminho da compra?

Isso. O negócio é dificultar o caminho. A pergunta preciso disso ou quero isso não funciona com a cabeça quente. A chave é não chegar perto, deixar o cartão longe, esconder o meio de pagamento.