Boa Vista da Aparecida – Os criadores do bicho-da-seda da microrregião de Salto Caxias comemoram os últimos resultados obtidos. Somente em Boa Vista da Aparecida foram entregues mais de 64 mil quilos de casulos, o que gerou renda de R$ 1.135.314,00 a 34 produtores. A filial da Bratac, empresa responsável em receber a produção, teve uma grande movimentação nessa semana.
Com sede em Londrina, no norte do Estado, é atualmente a única empresa nacional produtora de fios de seda. A filial boavistense recebe a produção de seis municípios: Boa Vista da Aparecida, Juvinópolis (Cascavel), Catanduvas, Capitão Leônidas Marques, Lindoeste e Santa Lúcia, que, juntos, entregaram mais de 93 mil quilos e movimentaram mais de R$ 1.652.840,45.
Outro detalhe interessante é a área de cultivo da amoreira, principal nutrimento do bicho-da-seda, o qual se alimenta das folhas. Ao todo, foram cultivados 122,44 hectares, e só em Boa Vista da Aparecida foram mais de 85 hectares.
Segundo dados da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, o Paraná lidera a produção de casulos do bicho-da-seda no Brasil com 83%. A produção brasileira foi de aproximadamente 2,9 mil toneladas, sendo 2,4 mil toneladas foram produzidas no Paraná. A produção em Boa Vista da Aparecida teve 16% de crescimento em comparação com a do ano passado.
Paraná na liderança
O Paraná lidera a produção de bicho-da-seda no Brasil. Segundo dados do Departamento de Economia Rural, a produção brasileira de casulos de bicho-da-seda, na safra 2015/16, foi de 2,9 mil toneladas, sendo 2,4 mil toneladas produzidas no Paraná. Interessados neste mercado, produtores paranaenses investem na atividade.